Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Cosmonauta russo bate recorde de maior tempo passado no espaço

O cosmonauta Oleg Kononenko superou marca anterior ao completar 878 dias não contínuos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) — e ainda lhe restam mais seis meses por lá

Éric Moreira Publicado em 07/02/2024, às 12h19 - Atualizado às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cosmonauta russo Oleg Kononenko - Domínio Público via Wikimedia Commons
O cosmonauta russo Oleg Kononenko - Domínio Público via Wikimedia Commons

Recentemente, o cosmonauta russo Oleg Kononenko entrou para a história ao superar o recorde de maior tempo acumulado passado no espaço, estando a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) há 881 dias. Além disso, o recorde não se limitará a essa marca: ele ainda deve permanecer em órbita por mais seis meses.

O recorde de Kononenko, atualmente com 59 anos, foi batido no dia 4 de fevereiro, superando a marca cumulativa anterior de seu colega cosmonauta — lembrando que "cosmonauta" nada mais é que a forma como são chamados os astronautas russos — Gennady Padalka, que ficou um total de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos, segundo o site de notícias russo TASS.

Agora, Kononenko está em sua quinta missão na ISS, desde que realizou seu primeiro voo ainda em 2008. A missão mais recente do cosmonauta teve início em 15 de setembro de 2023, e ele deve permanecer a bordo da ISS até 23 de setembro deste ano, de forma que totalizará 1110 dias no espaço.

Segundo o Live Science, para se ter uma noção, quando Kononenko regressar à Terra, sozinho ele será responsável por cerca de 1,5% de todo o tempo total gasto no espaço por mais de 600 pessoas nos últimos 63 anos, desde o primeiro voo espacial realizado pelo cosmonauta soviético Iuri Gagarin.

+ Há 59 anos, era iniciada a perigosa aventura do soviético Yuri Gagarin no espaço

Ainda não é certeza se esta será a última missão espacial de Kononenko, mas conforme ele mesmo disse à TASS, ser cosmonauta está "se tornando mais complicado", e que as preparações para as missões não se tornaram mais fáceis com o tempo. De qualquer forma, com a impressionante marca, ele ajudará grandemente a comunidade científica a compreender melhor os efeitos da vida no espaço no corpo humano, como a degeneração muscular, a perda óssea, redução de visão e prejuízos no equilíbrio.

Oleg Kononenko em 2022 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Recordes

O recorde de Kononenko deve seguir imbatível por algum tempo, visto que as próximas 10 pessoas na lista de astronautas que passaram mais tempo no espaço — dos quais, nove são russos ou soviéticos — estão aposentadas ou mortas. No caso, a Rússia é tão presente na lista porque a agência espacial russa, Roscosmos, permite que seus cosmonautas passem mais tempo no espaço que a agência norte-americana, a NASA.

O próximo astronauta ainda ativo na lista é o também russo Sergey Prokopyev, de 48 anos, que está em 12º lugar com 567 dias cumulativos no espaço. Porém, sua chance de superar a marca de Kononenko é bastante baixa, pois a Roscosmos deve se retirar totalmente da ISS até 2025.

+ Tomate é encontrado na ISS após oito meses e 'inocenta' astronauta

Outro nome memorável entre a lista dos astronautas com mais tempo no espaço é de Peggy Whitson, a única mulher e americana, que passou 675 dias em órbita, ao longo de quatro missões da ISS.

Já a estadia contínua mais longa fica como mérito do também russo Valeri Polyakov, que faleceu em 2022 e passou 437 dias consecutivos a bordo da antiga estação espacial Mir entre os anos de 1994 e 1995; o americano com que passou mais tempo consecutivo foi Frank Rubio, que completou 358 dias no espaço em setembro de 2023.