Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elon Musk

SpaceX, empresa de Elon Musk, é multada por 'quase amputação' de funcionário

Multa foi aplicada neste mês após um acidente em instalação da SpaceX em Washington, que levou a uma "quase amputação" de trabalhador

Éric Moreira Publicado em 14/02/2024, às 08h58 - Atualizado às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de foguete sendo montado na SpaceX - Getty Images
Fotografia de foguete sendo montado na SpaceX - Getty Images

Recentemente, a SpaceX — fabricante de sistemas aeroespaciais e foguetes do polêmico empresárioElon Musk — foi multada em um valor de US$ 3.600 (o que vale pouco menos de R$ 18 mil, na cotação atual) após um acidente em instalações de Washington. Segundo o processo, o evento levou à "quase amputação" de um trabalhador.

+ Foguete da SpaceX explodiu 4 minutos após lançamento nesta quinta

Vale mencionar que no mês passado uma investigação da Reuters indicou que a empresa de Muskdesconsiderava uma série de normas de segurança de trabalho e de práticas padrão em instalações de todo o país. Foram documentados pelo menos 600 ferimentos de trabalhadores da SpaceX, ocorridos desde 2014, que não haviam sido relatados.

A multa ocorreu depois que inspetores do Departamento de Trabalho e Indústrias de Washington descobriram, durante uma visita nas instalações de Redmond, Washington, em dezembro, novas violações de segurança. No caso, a visita foi motivada por uma série de reclamações de trabalhadores do local.

De acordo com o UOL, os inspetores pontuaram que a unidade não tinha um "programa de segurança completo", nem comunicação adequada das regras de trabalho e sequer um sistema para "corrigir violações". No caso, a "quase amputação" mencionada no processo jurídico ocorreu após um rolo de material cair e esmagar o pé de um trabalhador — que não era obrigado a usar um sapato com biqueira de aço, mesmo que o peso dos rolos tivessem aumentado de 36kg para 136kg.

Ainda assim, gerentes da SpaceX alegaram que o caso se tratava de um incidente isolado, que o problema havia sido corrigido e que ainda podem recorrer da decisão.

+ Carro da Tesla perde o controle e gera 2 mortes na China

Segurança x produtividade

Um trabalhador do mesmo local em que o acidente foi registrado alegou aos inspetores que "a segurança pode ser negligenciada", pois "a meta da empresa é produzir o máximo possível em um curto espaço de tempo".

Já o funcionário que se feriu acrescentou ao processo que a máquina onde os rolos eram carregados "havia sido deliberadamente configurada de forma incorreta com o objetivo de aumentar a taxa de produção durante a fase de carregamento do material."