Darya Dugina, jornalista e filha de 'guru do Putin' - Foto por 1RNK pelo Wikimedia Commons
Darya Dugina

Rússia aponta segundo suspeito ucraniano pela morte de Darya Dugina

Darya Dugina era jornalista e especialista em política, filha de 'guru de Putin'

Redação Publicado em 29/08/2022, às 11h08

Darya Dugina, filha de Alexander Dugin — filósofo político russo e um dos 'gurus do Putin' — foi encontrada morta, após a explosão de seu carro no vilarejo de Velyki Vyazomi, no último dia 20, um sábado. Desde então, a Rússia vem promovendo investigações a fim de descobrir quem foram os responsáveis pelo ataque, que Putin afirma serem de autoria ucraniana.

Logo, recentemente o serviço de inteligência da Rússia identificou um segundo cidadão ucraniano, Bodan Petrovich Tsyganenko, como responsável pelo atentado. O homem, de 44 anos, teria fornecido placas frias e documentos falsos para a autora definitiva do ataque, Natalia Pavlovna Vovk, segundo o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB).

Além disso, o FSB também aponta que o novo homem acusado teria feito a bomba sozinho, que ficou acoplada no automóvel da vítima — um Toyota Land Cruiser Prado. Bodan Tsyganenko, por sua vez, teria saído do país um dia antes da morte de Darya Dugina, segundo texto da ANSA à UOL.

Acredita-se que a princípio a jornalista e seu pai deveriam ter viajado juntos — e o atentado poderia ter sido direcionado a ele —, mas o filósofo mudou de ideia no último instante. Enquanto o FSB acusa o serviço secreto ucraniano de envolvimento com o caso, a Ucrânia nega participação.

Darya Dugina e Alexander Dugin, em colagem / Crédito: Fotos por 1RNK e Mehdi Bolourian pelo Wikimedia Commons

 

Darya e Alexander Dugin

A Rússia acredita que a motivação ucraniana para atacar Darya Dugina — tendo em mente inicialmente que atacariam também Alexander Dugin — se dá pelas opiniões antiocidentais e de extrema direita do filósofo, este responsável por ser um dos inspiradores da política externa de Putin.

Já a vítima, Darya Dugina, por sua vez, era uma jornalista e analista política russa. Por isso, visto sua influência, a Ucrânia teria realizado o ataque à ela, que era apoiadora da invasão russa.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Rússia notícias Ucrânia Crime bomba carro atentado explosão

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais