Retrato fotográfico do presidente Vladmir Putin - Wikimedia Commons
Rússia

"A Rússia não permitirá que a URSS diminua seu papel na luta contra o nazismo", afirma Putin em aula aberta

Em transmissão para alunos russos no Dia do Conhecimento, o presidente falou sobre trágicas passagens históricas da nação — e comentou até sobre e-sports

Wallacy Ferrari Publicado em 01/09/2020, às 09h30

O presidente da Rússia Vladmir Putin promoveu nesta terça-feira, 1, a ‘Lição Aberta para Todos os Russos’, evento onde o chefe de estado ministrou uma aula on-line destinada aos alunos de todo o país durante as comemorações do Dia do Conhecimento. Abordando temas históricos e acontecimentos geopolíticos recentes, o russo aproveitou para revisitar passagens marcantes do país.

Em certo momento da transmissão, comentou sobre o papel do Exército Vermelho e dos povos da União Soviética na luta contra no nazismo: "Eles são heróis absolutos e permanecerão nesta capacidade em nossas mentes para sempre. [...] Portanto, nunca devemos nos esquecer disso”, afirmou Putin.

De maneira indireta, alfinetou o lado americano ao citar a Guerra Fria, afirmando que “saíram vitoriosos, se sentiram excepcionais, acham que é possível e necessário mudar a ordem que surgiu depois da Segunda Guerra [...] e reescrever a história”. Apesar da provocação, acrescentou que a paz é de exímia importância para o país e que "não existe experiência mais trágica do que a guerra”.

A Agência Russa de Notícias enalteceu a abertura que Putin deu aos e-sports; o presidente afirmou que cogita organizar campeonatos de jogos eletrônicos nas escolas russas, afirmando que há um temor do vício dos jovens em videogames, porém, observou que ‘Se bem organizado, o processo é extremamente útil”. O projeto está sendo adequado junto a Federação Russa de Esportes Informáticos.

URSS Europa Guerra Fria Rússia pesquisa feriado Vladmir Putin aula e-sports

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!