Jornal impresso do The Wall Street Journal - Getty Images
Jornalista

Rússia prende jornalista americano por suspeita de espionagem

Repórter do The Wall Street Journal é primeiro jornalista americano a ser preso na Rússia desde o fim da Guerra Fria

Giovanna Gomes Publicado em 30/03/2023, às 11h43

O serviço de segurança da Rússia, FSB, anunciou nesta quinta-feira, 30, a detenção de um repórter do jornal norte-americano The Wall Street Journal por suspeita de espionagem.

Segundo o órgão, Evan Gershkovich foi preso na cidade de Ecaterimburgo enquanto tentava obter informações governamentais secretas sobre uma instalação militar da Rússia. O The Wall Street Journal, por outro lado, nega a acusação e exige a libertação imediata do jornalista.

De acordo com o portal de notícias g1, o jornalista é o primeiro repórter de um meio de comunicação americano a ser preso sob acusação de espionagem no país desde a época da Guerra Fria. O caso ocorre em meio ao acirramento das tensões entre as duas nações em razão da guerra na Ucrânia.

Funções não jornalísticas

A ministra de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que a prisão não tem qualquer relação com as atividades jornalísticas do americano. Ela diz que Gershkovich realizava "funções não jornalísticas" em Ecaterimburgo. O jornal, no entanto, destacou que o repórter é um profissional dedicado e confiável que trabalha para eles.

O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a libertação imediata de nosso confiável e dedicado repórter, Evan Gershkovich. Somos solidários com Evan e sua família", disse o jornal, em comunicado.

Gershkovich escreve sobre a Rússia desde 2017 e já trabalhou no jornal The Moscow Times e na agência de notícias francesa Agence-France Presse. Nos últimos meses, ele se dedicou em realizar a cobertura da política russa, bem como do conflito na Ucrânia.

Rússia Espionagem jornalista americano The Wall Street Journal serviço de segurança

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência