Sapo gigante encontrado na Austrália - Divulgação/Queensland Environment
Ciência

Sapo gigante de 2,7 kg é encontrado na Austrália

O animal media 25 centímetros de comprimento e foi encontrado de surpresa por guardas florestais

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 20/01/2023, às 15h05

Um sapo-cururu enorme de 2,7 kg foi encontrado por guardas florestais no Parque Nacional Conway de Queensland, na Austrália. Eles estavam dirigindo até que uma cobra na pista os obrigou a parar, e sair do carro revelou uma surpresa maior ainda.

O sapo gigante, que tem o nome científico de Rhinella marina, era uma fêmea, já que elas crescem mais que os machos entre essa espécie. O bicho, que era um invasor para aquele ecossistema, teve de ser sacrificado, de acordo com informações da agência de notícias France-Presse (AFP).

A revista Galileu informa que, de acordo com o Guinness World Records, o detentor do recorde de maior sapo conhecido do mundo era um sapo-cururu chamado Prinsen, que tinha 2,65 kg em 1991, um pouco menos do que a espécime encontrada em Queensland. 

Sapo Godzilla

O sapo foi encontrado perto da cidade costeira de Airlie Beach, e a pasta ambiental do governo de Queensland informou o caso pelo seu Facebook, onde apelidaram o gigante de “Toadzilla”, um trocadilho com sapo (em inglês, ‘toad’) e Godzilla, o monstro fictício japonês.

O animal foi encontrado a uma altitude de 393 metros, o que não é incomum, mas impressionou a equipe pelo seu tamanho. A equipe da pasta ambiental de Queensland explicou que um sapo desse tamanho come “qualquer coisa que caiba em sua boca”, e também disse que a espécie pode ser venenosa para a vida selvagem.

Já que foi sacrificada, o corpo do animal vai ser transferido para o Museu de Queensland, que fica na cidade australiana de Brisbane.

ciência sapo Austrália Biologia

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência