Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Ecossistema revelado sob gelo da Antártica impressiona cientistas

“Como ser o primeiro a entrar em um mundo oculto”, afirmou líder do grupo da Nova Zelândia

Redação Publicado em 14/06/2022, às 12h30 - Atualizado em 19/06/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Perfuração de plataforma de gelo na Antártica - Divulgação/NIWA/Craig Stevens
Perfuração de plataforma de gelo na Antártica - Divulgação/NIWA/Craig Stevens

Um novo ecossistema, com espécies de animais vivendo em um rio de água doce, foi descoberto por um grupo de cientistas da Nova Zelândia que explorava uma grossa camada de gelo na Antártica.

A equipe foi responsável por perfurar uma camada da plataforma de gelo Ross em meio a uma pesquisa que buscava investigar as consequências das mudanças climáticas na região — e acabou se deparando com um grupo inédito de animais parecidos com camarões.

Vivendo sob a maior plataforma de gelo do mundo, com 487 mil km² de extensão, a espécie de artrópodes está no mesmo filo dos camarões, lagostas e caranguejos e mede cerca de 5 milímetros, segundo o UOL.

Ao jornal britânico The Guardian, Craig Stevens, cientista do Instituto Nacional de Água e Atmosfera da Nova Zelândia, (NIWA, na sigla em inglês), revelou como o time pensou que a descoberta se tratava apenas de um erro, não algo impressionante.

"Pensamos que havia algo errado com a câmera, mas quando o foco melhorou, percebemos um cardume de pequenos artrópodes", contou.

"Estamos extremamente felizes com a descoberta", afirmou. "Ter todos esses animais nadando em volta do nosso equipamento significa que existe um importante ecossistema aqui".

Um novo ecossistema

Segundo o líder da pesquisa, Huw Horgan, a extensa rede de rios de água doce sob as plataformas de gelo na Antártica já era conhecida pela ciência, mas ainda não havia sido investigada.

"Observar este rio foi como ser o primeiro a entrar em um mundo oculto", comemorou o cientista.