Imagem de protesto ocorrido no ano passado no Chile - Getty Images
Chile

“Saúdo a coragem e o exemplo do Chile”, diz Lula sobre a mudança na Constituição do Chile

Ex-presidente comemorou a conquista chilena em sua conta no Twitter: “A América Latina resiste e começa a escrever uma nova página de sua história. Parabéns, povo chileno!”

Fabio Previdelli Publicado em 26/10/2020, às 12h30

No último domingo, 25, a população chilena votou favorável a mudança da Constituição vigente do país, o que representa a queda da herança política da ditadura Pinochet. Com 90% das urnas apuradas, 78% dos votos já eram favoráveis às mudanças, que visarão formar a primeira constituição com um caráter equitativo entre mulheres e homens.  

A mudança, entretanto, não foi celebrada somente em solo chileno, por aqui, por exemplo, o ex-presidente Lula celebrou a conquista: “Saúdo a coragem e o exemplo do Chile, que ontem derrotou na força do voto a Constituição ditatorial de Pinochet. A América Latina resiste e começa a escrever uma nova página de sua história. Parabéns, povo chileno!”, publicou através de sua conta oficial no Twitter.  

Saúdo a coragem e o exemplo do Chile, que ontem derrotou na força do voto a Constituição ditatorial de Pinochet. A América Latina resiste e começa a escrever uma nova página de sua história. Parabéns, povo chileno!

— Lula (@LulaOficial) October 26, 2020

O que está acontecendo no Chile? 

Os protestos populares no Chile começaram no final do ano passado, quando manifestantes protestaram contra o aumento do de preço das tarifas de transporte público. Com isso, o governo até chegou a endurecer a onda de manifestações com a Lei de Segurança de Estado, mas nem isso conteve o comportamento do povo.  

O presidente Sebastián Piñera até voltou atrás pedindo perdão, e finalmente cancelou o aumento, mas, a resposta foi essa: o Chile permaneceu em chamas, em busca de mais. No último final de semana, os atos completaram um ano. A data foi marcada com incêndio causado por alguns manifestantes em duas Igrejas na Praça Itália.  

A aprovação de uma nova constituição tende visar a participação equitativa de mulheres na formulação da nova constituição, e também a diminuir a desigualdade social no país que, apesar de deter a maior renda per capita da América Latina, é um fator social muito marcante no Chile.  

notícias Constituição América Latina Pinochet Lula protestos Chile

Leia também

Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados