O soldado americano Travis King - Arquivo Pessoal
Coreia do Norte

Soldado norte-americano que cruzou fronteira da Coreia do Norte é expulso do país

O soldado Travis King atravessou a fronteira entre as coreias em julho deste ano, e desde então seguiu sob custódia

Redação Publicado em 27/09/2023, às 11h20

Em julho deste ano, o soldado norte-americano Travis King deu o que falar por todo o mundo depois que, inesperadamente, atravessou a fronteira entre a Coreia do Sul — onde atuava em serviço militar — e a Coreia do Norte, em direção à terra de Kim Jong-un. Só nesta quarta-feira, 27, dois meses depois, Pyongyang decidiu por expulsar o soldado, conforme informado pela agência de notícias estatal, a KCNA.

Ainda segundo a agência, Travis "confessou que havia decidido ir para a Coreia do Norte porque nutria ressentimentos contra maus-tratos desumanos e discriminação racial dentro do exército dos EUA". Só agora, depois de dois meses no país asiático, as investigações em torno do episódio foram concluídas e o soldado foi expulso — embora não tenha sido detalhado como, quando ou para onde ele será encaminhado.

King confessou que se intrometeu ilegalmente no território da Coreia do Norte porque [...] estava desiludido com a sociedade desigual dos EUA", reforça a KCNA.

Outros problemas de King

Conforme noticiado pelo g1, Travis King se alistou no exército em 2021, onde atingiu o cargo de batedor de cavalaria na Força Rotacional Coreana, um acordo entre Estados Unidos e Coreia do Sul para manter a proteção no país asiático. No entanto, por mais que seu histórico como militar ainda seja breve, ele já se envolveu em outros problemas fora a fuga para o Norte.

Por duas vezes, por exemplo, ele foi acusado de agressão, inclusive destruindo propriedade pública em uma delas, quando danificou um carro da polícia em meio a um discurso contra os coreanos, quando era levado à força por autoridades locais depois de se envolver em uma briga em uma boate.

Agora, com o evidente retorno de Travis King aos Estados Unidos, autoridades norte-americanas não-identificadas afirmaram que o soldado passaria por um processo disciplinar militar quando chegasse em casa, em Fort Bliss, no estado do Texas.

+ O lado menos lembrado: As pessoas que fugiram para a Coreia do Norte

Estados Unidos Mundo Coreia do norte notícias soldado americano expulsão Travis King

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA