Travis King, o soldado estadunidense que atravessou fronteira das Coreias em direção ao norte - Arquivo Pessoal
Coreia do Norte

Soldado norte-americano teria cruzado fronteira da Coreia do Norte de propósito

Mídia norte-coreana afirma que Travis King buscava refúgio contra "maus tratos desumanos e discriminação racial no Exército dos Estados Unidos"

Redação Publicado em 16/08/2023, às 07h53

Há quase um mês, no dia 17 de julho, correu a notícia de que um soldado do Exército dos Estados Unidos teria atravessado a fronteira entre as Coreias, indo em direção ao norte, e teria ficado detido ali. No entanto, recentemente o governo norte-coreano divulgou a conclusão de que Travis King, o homem em questão, atravessou a fronteira propositalmente em busca de refúgio.

Conforme informado pela mídia estatal da Coreia do Norte, King buscava refúgio devido a "maus tratos desumanos e discriminação racial no Exército dos Estados Unidos". Assim, as autoridades americanas declinam a deixar de considerá-lo um prisioneiro de guerra, o que resolveria mais um aspecto de tensão entre as duas potências.

Além do mais, conforme noticiado pela KCNA ('Agência Central de Notícias da Coreia', a empresa de notícias estatal da Coreia do Norte), investigadores da nação do norte concluíram que o americano cruzou a fronteira não só ilegalmente, como também propositalmente, a fim de ficar ali no país ou mesmo ser levado a algum outro.

Durante a investigação, Travis King confessou que decidiu vir à RPDC [República Popular Democrática da Coreia] porque nutria ressentimentos devido ao tratamento desumano e à discriminação racial que sofria dentro do Exército dos EUA", informa a KCNA. "Ele também expressou a vontade de buscar refúgio na Coreia do Norte ou em uma terceira nação, dizendo estar desiludido com a desigual sociedade americana."

Entenda o caso

Há quase um mês, um homem (na época não identificado, mas que depois foi descoberto se tratar de Travis King, um soldado do Exército dos Estados Unidos) que viajava pela região fronteiriça entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, especificamente na aldeia de Panmunjom, atravessou a fronteira e, então, permaneceria detido no país de Kim Jong-un.

A aldeia em questão corresponde a uma parte da chamada Zona Desmilitarizada (ZDM), sendo um destino comum a viajantes que queiram chegar o mais perto possível da Coreia do Norte, sem provocar qualquer problema. No entanto, a travessia inesperada de um soldado vem sendo razão para grandes dores de cabeça, tanto na nação asiática quanto entre os estadunidenses.

Agora, com o andamento do caso de Travis King, tudo pode estar mais próximo de ser solucionado. No entanto, não é possível ainda ter qualquer ideia de qual desfecho a história pode ter.

Estados Unidos Mundo Coreia do norte notícias soldado americano Travis King

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência