Fotografia do possível local original do monumento - Divulgação/Mike Parker Pearson
Arqueologia

Stonehenge foi montado primeiro no País da Gales e só depois no Reino Unido, segundo novo estudo

Publicada em fevereiro de 2021, a nova pesquisa fornece mais uma peça para que o misterioso local neolítico seja desvendado

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 15/02/2021, às 14h30

Uma pesquisa da Universidade de Cambridge, publicada na sexta-feira passada, 12, levantou a hipótese do Stonehenge ter sido construído, na verdade, no País de Gales, e transportado posteriormente para sua localização atual, que fica no Reino Unido. 

Segundo as especulações dos especialistas, o marco arqueológico teria sido inicialmente localizado na costa de Pembrokeshire, um condado galês onde eles descobriram vestígios de um círculo de pedra datado de 3000 a.C. — sendo assim apenas um pouco mais velho que o Stonehenge de fato.

“As escavações revelaram vários buracos escavados no solo, dispostos em um círculo com um diâmetro idêntico ao de Stonehenge.”, explicou Mike Parker Pearson, um dos envolvidos no estudo, em uma publicação do The Conversation.

“Nossas descobertas têm implicações dramáticas para nossa compreensão do sítio da Idade da Pedra mais famoso do Reino Unido”, acrescentou ainda o especialista em arqueologia.

Fotografia de um dos buracos no solo onde teria estado uma pedra do Stonehenge / Divulgação/Mike Parker Pearson

 

Sobre a Idade da Pedra

A Idade da Pedra é o período da Pré-História em que a espécie humana passou a criar ferramentas de pedra. Ele é dividido entre Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, com o último período sendo marcado por pedras lascadas e polidas - que demarcava o que havia de mais tecnológico no período. 

Também foi nessa última parte da Idade da Pedra que as populações humanas abandonaram o nomadismo e passaram a se fixar em aldeias, desenvolvendo não apenas a agricultura e a pecuária, mas também cerâmica e tecelagem.

Reino Unido notícias arqueologia Stonehenge construção transporte País de Gales mistério

Leia também

Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Mapa geológico sobre a Lua mais detalhado já criado é revelado pela China