Detalhe do templo submerso na Índia - Divulgação/Youtube
Índia

Templo antigo, submerso na Índia, reaparece na superfície depois de quase 90 anos

Localizado em Odisha, a estrutura histórica tem quase 500 anos e intriga os pesquisadores

Alana Sousa Publicado em 17/06/2020, às 11h00

No estado de Odisha, lado leste da Índia, um templo antigo de cerca de 500 anos, que estava submerso no rio Mahanadi, começou a emergir para a superfície. A estrutura histórica — e toda a vila ao seu redor, na cidade de Nayagarh — foi engolida pelas águas durante uma enchente, em 1933.

Em um bom estado de preservação, os arqueólogos estimam que o templo tenha sido construído entre os séculos 15 e 16, levando em consideração seus detalhes e arquitetura. Feito como uma homenagem ao deus hindu Gopinath, a relíquia de 20 metros está sendo estudada pelos pesquisadores do Fundo Nacional Indiano para o Patrimônio Cultural e Artístico (INTACH).

Na imagem é possível observar a ponta do templo indiano / Crédito: Divulgação/Youtube

 

“O templo deve ser restabelecido, pois temos tecnologia conosco. Este não é o primeiro templo submerso que foi recuperado por nós”, afirmou o chefe do INTACH, Anil Kumar Dhir. O especialista ainda acrescenta que existem 65 templos subaquáticos na região, porém, como este é o mais alto, tornou-se o único visível e disponível para análises.

Há um longo tempo o templo estava na mira dos arqueólogos, que pretendem gravar um curta com detalhes sobre o passado do lugar. Mas apenas alguns dias atrás que Dhir recebeu a informação de que o que tanto buscava, enfim, havia encontrado: “Estamos trabalhando em um projeto - documentando o vale Mahanadi, então estávamos em busca desse templo. Cerca de uma semana atrás, fomos informados de que a superfície superior do templo é visível”, concluiu o pesquisador.

História Índia arqueologia enchente templo

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada