Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Religião

Templo do século 9 no Vietnã revela impressionante representação simbólica da deusa Shiva

Conhecida como lingam, essa forma de culto à deusa hindu da destruição foi revelada em processo de restauração por arqueólogos indianos

André Nogueira Publicado em 01/06/2020, às 07h00 - Atualizado às 08h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Shivalingam no Vietnã - Divulgação/Twitter
Shivalingam no Vietnã - Divulgação/Twitter

Um lingam (representação da deusa Shiva de templos hindus) feito de arenito de 1.100 anos foi desenterrado durante trabalho de conservação no Templo Cham, no Vietnã, pelo Levantamento Arqueológico da Índia. O monólito do século 9 estava no trecho do santuário My Son junto a mais seis lingas locais e possui padrões decorativos requintados.

Ação de pesquisa foi elogiadas pelo Ministro de Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, que afirma se tratar de uma importante “conexão civilizacional” entre os devotos de Shiva. Ele divulgou fotos da descoberta no Twitter, mostrando a equipe de quatro arqueólogos no processo de restauração do complexo religioso, que já vem ocorrendo há um tempo.

Restauração no Vietnã / Crédito: Divulgação/Twitter

O templo Cham, parte do complexo My Son (que foi erguido em um período de dez séculos) foi uma obra do rei Indravarman II, do Império Khmer, e descoberto em 1903 por arqueólogos franceses. Considerado patrimônio mundial da UNESCO, ele é um importante santuário de louvação à deusa hindu Shiva, aspecto da destruição e regeneração do Trimûrti.