Toblerone, o famoso chocolate em formato de montanha piramidal - Ben Gabbe/Getty Images
Europa

Toblerone vai precisar mudar logo e não será mais chamado de chocolate suíço

Chocolate precisará passar por mudanças depois de decisão da empresa de mudar a fábrica; entenda!

Redação Publicado em 06/03/2023, às 15h22

O famoso chocolate Toblerone, de propriedade da empresa estadunidense Mondelēz e vendido em mais de 100 países, precisará passar por algumas mudanças em sua imagem e apresentação depois que a sua proprietária decidiu transferir uma parte da produção da barra de chocolate para fora da Suíça.

O chocolate é fabricado em formato de um pico de montanha piramidal, fazendo referência aos Alpes suíços. Na embalagem, o chocolate carrega como logotipo a montanha Matterhorn, que vai precisar ser retirada agora que o doce não será de fabricação 100% suíça.

Um porta-voz da Mondelēz disse em entrevista à CNN que as mudanças acontecerão por motivos legais, ajustando a embalagem para que ela cumpra a legislação da Suíça. O Toblerone também não pode mais ser chamado de "chocolate suíço", e agora, ao invés de "da Suíça", a embalagem estampará "estabelecido na Suíça".

Lei do chocolate

A lei suíça exige que todo produto de gênero alimentício que alegue ser fabricado no país precisa ter pelo menos 80% das matérias-primas vindo da Suíça. Quando o produto é um derivado de leite, como é o caso do Toblerone, ou o próprio leite, essa porcentagem aumenta para 100%.

O processamento essencial dos produtos também deve ser realizado na Suíça, menos no caso de produtos naturais que não existem naturalmente na Suíça, como o cacau.

A nova embalagem do chocolate contará com uma nova tipografia e novo logotipo, juntos da assinatura de Theodor Tobler, que criou o Toblerone com seu primo Emil Baumann em 1908. 

Segundo a CNN, o governo suíço afirma que "vários estudos" mostram que o rótulo de "suíço" em algum produto pode representar 20% do preço de venda, pulando para 50% no caso de artigos de luxo. Portanto, as leis que vão agora servir para alterar o Toblerone funcionam como uma proteção da "marca suíça".

Europa Suíça chocolate lei mudança Toblerone

Leia também

Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque