Pessoas na Tokyo Rainbow Parade - Getty Images
Japão

Capital do Japão permitirá uniões entre pessoas do mesmo sexo

A decisão foi anunciada pela governadora de Tóquio, Yuriko Koike

Redação Publicado em 08/12/2021, às 09h26

Yuriko Koike, atual governadora de Tóquio, anunciou nesta quarta-feira, 8, que a cidade irá reconhecer uniões entre pessoas do mesmo sexo. A decisão, apesar de histórica, ainda não vale para todo o território nacional. 

Entre todos os países do G7, o Japão é o único que não reconhece as uniões homoafetivas. No entanto, ativistas e autoridades locais têm lutado por mudanças.

"Em resposta aos desejos dos residentes de Tóquio e daqueles afetados por este problema, desenvolveremos um princípio básico para reconhecer as uniões do mesmo sexo neste ano fiscal", disse a governadora.

De acordo com informações do UOL, membros do grupo ativista 'Casamento para Todos Japão' comemoraram o anúncio por meio de uma publicação no Twitter. Contudo, eles enfatizaram que "a união não tem o mesmo efeito jurídico que o casamento" e, em seguida acrescentaram: "Governo nacional, reconheça logo o casamento igualitário".

Conforme a fonte, o distrito de Shibuya, localizado na capital japonesa, se tornou o primeiro local do país a distribuir certificados de "união" simbólicos, no ano de 2015, de modo que outras regiões seguiram o exemplo.

Hoje, segundo os ativistas, 110 governos locais reconhecem esse direito. Porém, poucos são os casais que possuem o certificado, o qual não é reconhecido em todos os lugares.

Japão Casamento japoneses gay LGBT união

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais