Fotografia de bandeira LGBT exibida na Estação da Sé - Divulgação / Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Brasil

Transportes Metropolitanos participam de campanha contra a LGBTfobia

Nos próximos dias, quem anda de ônibus e metrô pela cidade de São Paulo poderá ver diversas peças que destacam as conquistas e as lutas da comunidade LGBTQIA+

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/05/2021, às 16h45

Nesta segunda-feira, 17, que é o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, foi lançada a campanha "17 de maio - Um dia de luto e de luta!", que irá decorar diversos ambientes dentro da rede de transporte metropolitano com peças artísticas que fazem releituras de quadros clássicos para aumentar a consciência a respeito da comunidade LGBT+. 

Estão participando da campanha as estações de Metrô, os trens da CPTM, Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás, e ainda ônibus gerenciados pela EMTU. 

"Ajudar a levar a mensagem contra a homofobia para os milhões de passageiros que usam nossos trens e ônibus é uma forma de manifestar nosso total apoio à causa LGBTI e mostrar que somos contra qualquer forma de discriminação", comentou Alexandre Baldy, que é o secretário dos Transportes Metropolitanos.

O projeto foi criado pela Coordenação de Políticas para LGBTI+ da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e contou com a colaboração do Museu da Diversidade Sexual e também do Governo de São Paulo. Já o criador das peças que serão exibidas para os passageiros é o artista gráfico Beto Cavalcante

Vale comentar ainda que as obras têm o objetivo não apenas de celebrar as conquistas da comunidade, mas também de expor o preconceito sistêmico que ela ainda precisa enfrentar hoje.

metrô campanha LGBTfobia LGBT+ EMTU Linha Amarela Linha Lilás CPTM transportes metropolitanos Beto Cavalcante

Leia também

Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Antigo ambiente similar com a Terra em Marte é descoberto a partir de novos achados