Monte Aconcágua - Imagem de por Pixabay
Montanhistas

Três montanhistas morrem na Argentina enquanto escalavam Monte Aconcágua

Vítimas são dois homens americanos e um norueguês

Giovanna Gomes Publicado em 09/02/2023, às 07h28

Três montanhistas morreram nos últimos quatro dias enquanto escalavam o pico mais alto das Américas, o Aconcágua, que tem quase 7 mil metros de altura. Segundo fontes policiais, dois deles eram americanos. Um uma terceira vítima seria um homem norueguês.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, os montanhistas morreram por causas médicas, depois de serem socorridos pelo serviço médico e pela patrulha policial de alta montanha do Parque Aconcágua, localizado na província de Mendoza (1.000 km a oeste de Buenos Aires). O região fica na fronteira com o Chile.

Morte das vítimas

Segundo a fonte, o americano Ayn Vincent Day, de 41 anos, faleceu na última quarta-feira, 8, depois que já havia chegado ao cume da montanha. Ele sofreu uma descompensação na descida, a 6.300 metros de altitude, conforme informou o subcomissário Marcos Páez, chefe dos socorristas.

No sábado, Øystein Moi, norueguês de 62 anos, se sentiu mal em um bivaque em La Cueva, a 6.000 metros de altitude, e acabou não resistindo. Ele foi a primeira pessoa a perder a vida durante a temporada de escalada.

Já no dia seguinte, o veterano de guerra americano John Michael Magness, de 58 anos, faleceu enquanto tentava escalar a montanha, quando havia chegado ao Acampamento Independência, a 6.300 metros de altitude.

Argentina americanos escalada morrem montanhistas norueguês

Leia também

Ucrânia: Em meio à guerra, país inaugura sua primeira ‘escola bunker’


'Bebê Rena': Como a série fez o governo britânico alertar Netflix


Reconciliação entre Kate Middleton e Príncipe Harry é cada vez mais improvável


Golden Retriever nasce verde-limão e chama a atenção na internet


Príncipe William recebe de Charles título prometido a Harry


Em cerimônia, rei Charles III diz ter perdido paladar após quimioterapia