Donald Trump, ex-presidente norte-americano - Getty Images
Estados Unidos

Trump cancela coletiva no aniversário do ataque ao Capitólio

O evento deveria ocorrer na próxima quinta-feira, 6

Redação Publicado em 05/01/2022, às 09h10

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última terça-feira, 4, que não realizará coletiva de imprensa que estava marcada para quinta e que seria organizada em sua residência na Flórida. O evento cancelado ocorreria exatamente um ano após a invasão ao Capitólio promovida pelos apoiadores do republicano.

Trump ainda aproveitou para denunciar, mais uma vez sem provas, a "fraude" das últimas eleições presidenciais dos EUA. "Foi o crime do século", declarou o político, referindo-se à vitória de seu adversário Joe Biden

De acordo com informações da AFP, o republicano declarou que decidiu renunciar à coletiva "à luz da total parcialidade e desonestidade" da comissão parlamentar que investiga sua atuação no atentado do dia 6 de janeiro de 2021.

Segundo a fonte, por coincidir com a data em que o Congresso recordaria o atentado que deixou cinco mortos, o evento de quinta-feira estaria sendo considerado como mais uma provocação de Trump, na visão dos críticos do político.

Conforme o comunicado, o bilionário agora deverá discursar no dia 15 de janeiro, em comício a ser realizado no estado do Arizona. 

Pode-se dizer que o comportamento de Trump não tem precedentes na história americana. Nenhum ex-presidente tentou tanto desacreditar seu sucessor e o processo democrático", afirma Carl Tobias, professor de direito da Universidade de Richmond.
EUA presidente Fraude Trump Biden capitólio coletiva cancela

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!