O animal encontrado em Belize - Divulgação / Devanshi Kasana
Tubarão

Tubarão que vive no Ártico intriga especialistas após surgir em Belize

Semelhante a uma pedra lisa, o tubarão-da-groenlândia pode viver 400 anos

Redação Publicado em 28/07/2022, às 07h23

A descoberta de um espécime de tubarão do Ártico que estaria vivendo na região de Belize, na América Central, intrigou cientistas na última semana. A milhares de quilômetros de casa, o animal chamado tubarão-da-groenlândia enxerga pouco e pode viver até 400 anos.

Segundo informações do UOL, o espécime foi encontrado por Devanshi Kasana, Ph.D. candidato no laboratório de Ecologia e Conservação de Predadores da Universidade Internacional da Flórida, enquanto pesquisava sobre tubarões-tigre junto a pescadores. Nunca antes o peixe havia sido visto na região do Caribe.

Características do Somniosus pacificus

Como apontou Kasana, o animal era similar a uma pedra alongada e lisa, possuía focinho achatado e pequenos olhos de cor azulada pálida. Essas características reunidas sugeriam que a equipe estava lidando com um membro da família de tubarões "dorminhocos" (Somniosus pacificus).

Devanshi então levou suas descobertas a diversos especialistas em tubarões da Groenlândia (Somniosus microcephalus) que concordaram que, provavelmente, o animal encontrado seria de fato do Ártico ou então um híbrido entre o tubarão da Groenlândia e o tubarão do Pacífico. No entanto, os cientistas ainda não sabem como o peixe percorreu uma distância tão longa.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

animal mistério Groenlândia Tubarão Ártico Belize

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!