A poderosa rainha do Egito - Getty Images
Egito Antigo

Arqueólogos acreditam ter encontrado a múmia de Nefertiti, a poderosa rainha do Egito

Segundo o importante pesquisador Zahi Hawass, uma das múmias descobertas recentemente pode ser identificada como a sacerdotisa que foi adorada como deusa

Isabela Barreiros Publicado em 04/11/2019, às 14h39

Uma das duas múmias encontradas no Vale dos Reis, no Egito, pode ser a rainha Nefertiti da XVIII dinastia do Egito Antigo, principal esposa do faraó Aquenáton. O arqueólogo Zahi Hawass disse que estava planejando uma escavação em um novo local na região, mas agora ele acredita que o túmulo da rainha já possa ter sido encontrado.

Usando técnicas modernas de análise de DNA, os pesquisadores poderão identificar se uma das múmias descobertas pode ser realmente a rainha, e a outra Anquesenamom, filha do casal e esposa de Tutancâmon, o faraó menino.

“Usando técnicas modernas de DNA, estamos examinando as duas múmias rainhas encontradas no KV 21 porque uma delas, a sem cabeça, pode ser de Anquesenamom devido aos estudos preliminares. Também suspeitamos que a outra múmia KV 21 possa ser de Nefertiti”, explicou o Dr. Zahi Hawass em comunicado à imprensa.

O pesquisador acredita que, com a morte de Nefertiti, ela possa ter sido enterrada em uma câmara escondida atrás do túmulo de Tutancâmon. Hawass ainda disse que caso a análise confirme que a múmia é a rainha, o Egito fará “tomografias computadorizadas da cabeça que revelarão a imagem mais completa e precisa da rainha”.

História Egito Antigo Múmia Tutancâmon rainha nefertiti

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington