Imagem mostrando a tumba - Divulgação/ Youtube/ Sky News Australia
Arqueologia

Tumba de poderoso sacerdote de 3 mil anos é descoberta no Peru

O chamado "Padre de Pacopampa" é o primeiro sacerdote dos Andes a ter uma variedade de oferendas em seu túmulo; entenda!

Redação Publicado em 29/08/2023, às 14h58

Um poderoso sacerdote que viveu há 3 mil anos apelidado de Padre de Pacopampa teve sua tumba recentemente escavada na região norte do Peru. Ele foi enterrado junto de diversas tigelas de cerâmica contendo oferendas, o que é um indicador de sua grande importância para as pessoas da época. 

Ele é um dos primeiros sacerdotes dos Andes a ter uma série de oferendas", explicou o arqueólogo Juan Pablo Villanueva em uma entrevista à AFP. 

Com três metros de diâmetro e um metro de profundidade, a câmara funerária também possuía dois outros artefatos interessantes: selos que representavam, respectivamente, uma onça e um rosto. 

Outro detalhe curioso é o posicionamento do corpo do sacerdote na tumba. Ele contava com uma orientação do sul para o norte, estava de bruços e tinha as pernas parcialmente flexionadas. 

A descoberta é extremamente importante porque ele é um dos primeiros sacerdotes a começar a controlar os templos no norte dos Andes do país. Acho que este foi um líder em sua época", apontou Yuji Seki, outro pesquisador envolvido na descoberta, também à AFP. 
Imagem mostrando a escavação da tumba / Crédito: Divulgação/ Youtube/ AFP News 

 

Pacopampa 

O sítio arqueológico de Pacopampa é um local de grande importante para a história do Peru. Nele, é possível encontrar nove construções cerimoniais de pedra polida que, conforme especulam os pesquisadores, datam do período entre 700 a 600 anos a.C. 

notícias arqueologia Peru tumba sacerdote

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência