Pesquisador em túnel encontrado em Israel - Reprodução / IAA
Israel

Túneis ocultos da última guerra judaico-romana são encontrados em Israel

Complexo de túneis, remanescente da Revolta de Bar Kokhba, foi encontrado perto do Mar da Galiléia; assim como outros artefatos

Isabelly de Lima Publicado em 19/03/2024, às 10h01

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) divulgou um comunicado de imprensa revelando uma descoberta emocionante feita por arqueólogos, soldados e civis. Um complexo de túneis ocultos, remanescentes da Revolta de Bar Kokhba, foi encontrado em Huqoq, Israel.

A Revolta de Bar Kokhba, um levante significativo dos judeus da Judéia contra o Império Romano em 132 d. C., foi liderada por Simon bar Kokhba, marcando a última das três grandes guerras judaico-romanas.

Localizado próximo ao Mar da Galileia, o complexo de túneis revelou-se originalmente uma cisterna de água do Segundo Templo. Durante a revolta, os habitantes de Huqoq escavaram túneis conectando a cisterna a oito câmaras subterrâneas e um mikveh (local em que faziam uma imersão em água para purificação, segundo a Bíblia).

Segundo os pesquisadores, esses túneis provavelmente serviram como rotas de fuga para as forças rebeldes contra o exército romano. Alguns dos corredores estreitos estão estrategicamente situados sob antigas propriedades em Huqoq, segundo o Heritage Daily.

Os túneis foram encontrados perto do Mar da Galiléia - Reprodução / IAA

 

Mais descobertas

Além dos túneis, a equipe encontrou uma variedade de artefatos, incluindo centenas de fragmentos de pratos de barro e vidro, um anel impressionante com suporte para uma pedra preciosa, e numerosos fragmentos de cerâmica.

Os diretores da escavação, Uri Berger da IAA, e o professor Yinon Shivtiel do Zefat Academic College, expressaram a importância histórica da descoberta em um comunicado dado para a IAA, também compartilhado no Facebook: "O complexo de túneis oferece uma visão de um período difícil para a população judaica em Huqoq e na região da Galiléia em geral".

É a história de moradores que, mesmo depois de perderem a liberdade e depois de muitos anos difíceis de revoltas, saíram do esconderijo nos túneis e estabeleceram uma aldeia próspera com uma das sinagogas mais impressionantes da região".

"Não é certo que o complexo tenha sido utilizado para esconderijos e fugas durante a Segunda Revolta, mas parece ter sido preparado para esse fim. Esperamos que futuras escavações nos aproximem da resposta", completaram no comunicado.

judeus guerra Judéia artefatos mar Levante túneis Galiléia ocultos judaico-romana

Leia também

Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque