Eduardo Bolsonaro - Getty Images
Brasil

Com dados desatualizados, Eduardo Bolsonaro defende a separação de gênero nas escolas

O parlamentar afirma que existem “argumentos pedagógicos e empíricos” para a medida, mas não citou quais

Fabio Previdelli Publicado em 12/12/2019, às 10h00

O deputado federal Eduardo Bolsonaro usou o twitter nesta quarta-feira, 12, para defender as escolas divididas em gênero, conhecidas na Europa como Single Sex Education. “Há forte pressão, principalmente das feministas, para que as escolas abriguem na mesma sala meninos e meninas, mesmo havendo bons argumentos pedagógicos e empíricos atuais recomendando o contrário”, declarou o parlamentar, sem citar as fontes de seu argumento.

Eduardo também afirma que “90% das 25 melhores escolas inglesas são ‘single sex’” e que o colégio São Bento “o mais antigo colégio brasileiro deste tipo [que só aceita garotos], foi o 4º no ENEM 2012”.

Tweet Eduardo Bolsonaro sobre escolas single sex / Crédito: Reprodução Twitter

 

Entretanto, a fala do parlamentar gerou controvérsias. Principalmente pelo fato do próprio ter estudado em dois colégios mistos no Ensino Fundamental: o Colégio Pallas e o Colégio Batista Brasileiro, ambos no Rio de Janeiro. A informação pode ser checada no site do Deputado.

E os dados apresentados? Fomos checar...

Colégio São Bento: Ao citar o desempenho do colégio São Bento, Eduardo usa dados do ENEM de 2012. Mas estatísticas mais recentes, de 2018, mostram que o desempenho do colégio caiu para a décima colocação.

Desempenho das escolas inglesas: Segundo ranking do portal Education Advisers, que desde 2004 faz consultoria especializada em educação privada, 5 das 10 melhores escolas independentes pré-universitárias são de educação mista, estando 4 delas entre as 5 melhores.  

Vale ressaltar que, segundo o The Economist, até a década de 1960 praticamente todas as crianças inglesas frequentavam escolas single sex. Porém, em 2019, esse número caiu para apenas 6%.

Mas como os britânicos enxergam essa separação?

Apesar da pratica separatória ser pouco debatida por aqui, o assunto já gerou discussões no Reino Unido. Uma matéria publicada esse ano pelo The Guardian debateu a decisão da Armidale School, instituição de mais de 120 anos, de implantar um método de ensino misto — antes a escola acolhia somente pessoas do gênero masculino.

Murray Guest, diretor da escola, afirmou que “não há dúvida de que foi uma boa mudança. O ambiente social na escola é melhor agora do que era antes”.

Um dos principais pontos levantados é que colégios exclusivos para meninos podem se tornar um ambiente hipermasculinizado e misógino.

Chris Hickey, professor de saúde e educação física da Universidade Deakin, corrobora com a afirmação. "A história nos diz que há uma propensão ao florescimento dessas culturas se as mesmas não forem controladas", explica. “Mas essas culturas não são um dado incontestável. E também não são específicos para escolas de meninos. Isso pode acontecer em qualquer lugar, mas há uma maior propensão quando você tem meninos em massa que são deixados sem controle”.

Inglaterra escola declaração educação Twitter Eduardo Bolsonaro Single Sex Education

Leia também

Cidades italianas lutam para acabar com cidadania honorária de Mussolini


Mona Lisa deverá ter espaço 'exclusivo' no Louvre, em Paris


Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon