Imagem ilustrativa - Getty Images
Crimes

Último fundador vivo do PCC morre de Covid-19 em hospital penitenciário

José Márcio Felício, conhecido como Geleião, tinha 60 anos

Fabio Previdelli Publicado em 11/05/2021, às 13h53

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), José Márcio Felício, conhecido como Geleião, um dos fundadores do Primeiro Comando da Capital (PCC), morreu na última segunda-feira, 10, em decorrência de complicações da Covid-19. 

José Marcio, que tinha 60 anos, estava no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, na cidade de São Paulo. As informações foram confirmadas pelo portal G1. A SAP informou que o óbito ocorreu por volta das 6h30. Geleião estava internado desde o dia 9 de abril. 

Ao veículo, fontes disseram que ele estava preso desde 1979 na Penitenciária Orlando Brando Filinto, na cidade de Iaras, região de Itapetininga. Já na prisão, Geleião foi acusado e condenado de cometer mais crimes, como promover ataques e assassinar agentes das forças de segurança. 

Além disso, de acordo com a reportagem, nos anos 1990, Felício foi responsável não só pela criação do PCC como também chefiou a facção dentro da cadeia por cerca de uma década.

Ao portal de notícias, policiais informaram que ele era o último fundador do PCC que estava vivo — os demais já morreram ou foram assassinados. 

Apesar de seu papel fundamental dentro do Primeiro Comando da Capital, o G1 relembrou que Geleião acabou se tornando um inimigo da facção, já que, em 2002, fez uma série de delações para a polícia. 

morte notícias Crime Organizado PCC penitenciária covid-19 fundador José Márcio Felício Geleião

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada