Imagem ilustrativa - Getty Images
Europa

União Europeia expulsa sete bancos russos de sistema financeiro

Os estabelecimentos seriam “os primeiros envolvidos no financiamento dos esforços de guerra", segundo autoridade europeia

Paola Orlovas, sob supervisão de ? Publicado em 02/03/2022, às 16h38

Sete bancos russos foram excluídos do sistema financeiro internacional Swift nesta quarta-feira, 2, após uma discussão feita entre os 27 países que integram a União Europeia. As informações são da AFP

A medida foi feita para que a economia russa fosse restringida das finanças globais. Os países europeus buscam formas de retaliar a invasão da Ucrânia feita pela Rússia. Agora, os atingidos foram o VTB, o Bank Otkritie, o Novicombank, o Promsvyazbank, o Rossiya Bank, o Sovcombank e o VEB.

A autoridade europeia acredita que esses bancos "são os primeiros envolvidos no financiamento dos esforços de guerra" russos dentro da Ucrânia. Também foi dito que a exclusão engloba apenas um quarto do volume do sistema bancário russo.

O Diário Oficial da União Europeia informa que a medida de exclusão dos estabelecimentos entra em vigor apenas no dia 12 de março. A sanção foi aprovada na última terça-feira, 1º, durante a noite. 

Europa Rússia Ucrânia UE União Europeia sanções bancos

Leia também

Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada