Imagem da bandeira da União Europeia - Pixabay
Pandemia

União Europeia pode proibir a entrada de viajantes brasileiros

As restrições devem abranger os países mais atingidos pelo novo coronavírus

Penélope Coelho Publicado em 24/06/2020, às 10h49

Segundo reportagem publicada pelo jornal The New York Times, na última terça-feira, 23, a União Europeia está estudando maneiras de restringir viajantes vindos do Brasil, da Rússia e dos Estados Unidos — devido à pandemia de coronavírus e ao alto número de casos advindos desses países.

O bloco europeu pretende reabrir as fronteiras a partir do dia 1 de julho. O intuito é começar pelos países que conseguiram lidar melhor com a pandemia. Até então, não houve um anuncio oficial de quais nações estarão incluídas nas ordens de restrição e a lista ainda está em debate.

Entretanto, o Brasil, Rússia e EUA são os países que contam com o maior números de pessoas infectadas pelo vírus. No Brasil, já são 1.151.479 milhão de pessoas infectadas; na Rússia o número chega a 606.881 mil casos confirmados e os Estados Unidos têm 2.391.336 milhões de pessoas contaminadas com o vírus, de acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde.

Imigração nos últimos anos

De acordo com o colunista Jamil Chade, em reportagem publicada pelo UOL, em 2019, foram emitidas ordens de expulsão para imigrantes brasileiros na Europa, para 298 mil pessoas, o que aumentou para 37% o número de expulsões relacionadas a brasileiros, no período de um ano.

Esse fator colaborou com o crescimento do número de imigrantes ilegais. Por hora, a Frontex, agência de fronteiras da União Europeia não explicou o motivo do aumento em relação ao Brasil, contudo, acredita-se que isso tenha acontecido devido ao enorme fluxo de imigração de brasileiros, em decorrência da crise econômica instalada no país, nos últimos anos.

Brasil Europa imigração União Europeia coronavírus

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto