Maria Bonita e Lampião em montagem com foto da filha Expedita Ferreira - Benjamin Abrahão e Divulgação/Imperatriz Leopoldinense
Carnaval

Única filha de Lampião e Maria Bonita desfilará no carnaval do Rio

Expedita Ferreira, de 90 anos, estará presente no desfile da Imperatriz Leopoldinense

Fabio Previdelli Publicado em 31/01/2023, às 10h29 - Atualizado em 01/02/2023, às 11h00

No Carnaval do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense desfilará com o samba-enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida", para contar de forma descontraída a imaginária história de Lampião que, depois de sua morte, foi rejeitado tanto no céu quanto no inferno. 

O desfile contará com a presença ilustre de Expedita Ferreira, única filha reconhecida oficialmente de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) e Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita).

Aos 90 anos, a filha dos reis do cangaço, que mora em Sergipe, encerrará o desfile da Imperatriz. "Ela vai desfilar aos pés de Lampião, seu pai, fechando com chave de ouro a apresentação da Imperatriz. Virá coroando a força e a riqueza cultural do povo sertanejo", afirmou o carnavalesco Leandro Vieira ao G1. 

Expedita Ferreira

Segundo o G1, Expedita Ferreira nasceu em 1932, cerca de cinco anos antes da morte de Lampião e Maria Bonita. Por conta disso, revela, tem poucas lembranças de seus pais. 

Como crianças não eram permitidas no cangaço, foi criada, até os 8 anos, por um casal de vaqueiros amigos de seu pai. Posteriormente, sua guarda ficou sob os cuidados do tio, João Ferreira

Além de Expedita, a Imperatriz Leopoldinense também contará com a participação de filhos, netos e amigos de Ferreira, que aparecerão em vários setores da escola. O samba-enredo da escola foi aprovado pela filha dos reis do cangaço.

Rio de Janeiro Lampião notícias cultura Maria Bonita carnaval Expedita Ferreira Imperatriz Leopoldinense

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro