Os nove bebês gêmeos - Arquivo pessoal/Saloum Arby
Curiosidades

Únicos gêmeos nônuplos do mundo completam um ano e estão com ‘saúde perfeita’

Nascidos em Casablanca, no Marrocos, os bebês quebraram recorde que foi reconhecido pelo Guinness Book

Isabela Barreiros Publicado em 05/05/2022, às 10h11

Os únicos gêmeos nônuplos do mundo, que nasceram em Casablanca, no Marrocos, completaram um ano na última quarta-feira, 4, e estão "com saúde perfeita", segundo o pai deles, Abdelkader Arby, oficial do exército do Mali.

Reconhecidos pelo Guinness Book, os bebês bateram o recorde para maioria das crianças nascidas em apenas um parto a sobreviver. Isso porque nascimentos múltiplos são arriscados tanto para a mãe quanto para os gêmeos.

Segundo a BBC News, existem riscos de os recém-nascidos acabarem desenvolvendo problemas de saúde em decorrência do nascimento prematuro. Sepse, como é chamada a infecção generalizada, e paralisia cerebral são algumas possibilidades.

Os nônuplos, no entanto, chegaram ao primeiro aniversário e estão vivendo em um "apartamento medicalizado" oferecido pelos donos da clínica Ain Borja, onde eles nasceram no ano passado.

"Há enfermeiras que estão aqui, além de minha esposa, que ajudam a cuidar das crianças", explicou Arby. "A clínica deu a eles um cardápio que diz o que eles devem comer o tempo todo noite e dia", acrescentou.

Segundo o pai, “eles [os bebês] estão todos engatinhando agora”. “Alguns estão sentados e podem até andar se segurarem em alguma coisa. Estou emocionado por estar reunido com toda a minha família minha esposa, meus filhos e eu”, contou.

Sobre as dificuldades de se ter nove filhos de uma vez, ele disse: "Não é fácil, mas é ótimo. Mesmo que às vezes seja cansativo, quando você olha para todos os bebês em perfeita saúde, [em uma linha] da direita para a esquerda ficamos aliviados. Esquecemos tudo".

Para comemorar o primeiro ano, os bebês tiveram uma pequena festa que contou com a presença das enfermeiras e alguns moradores do prédio onde vivem. "Nada é melhor do que o primeiro ano. Vamos recordar este grande momento que vamos viver”, afirmou Arby.

"Espero que Deus abençoe a todos que ainda não têm filhos que eles possam ter o que nós, os pais de nônuplos atualmente temos. É lindo, um verdadeiro tesouro", completou o pai dos gêmeos.

História Guinness Book notícia Marrocos gêmeos nônuplos

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto