Placa indicando área de radiação na Ucrânia - Getty Images
Ucrânia

Usina de Chernobyl corre risco de explosão, diz Ucrânia

O alerta foi feito pelas Forças Armadas do país nesta quarta-feira, 30

Redação Publicado em 30/03/2022, às 11h01

As Forças Armadas da Ucrânia fizeram um alerta nesta quarta-feira, 20, para o risco de explosão de munições que se encontram na usina nuclear de Chernobyl. O local está sob controle dos russos desde o dia 24 de fevereiro.

"Exigimos que o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) tome imediatamente medidas para desmilitarizar a zona de exclusão de Chernobyl e introduza uma missão especial da ONU para eliminar o risco de repetição de uma catástrofe nuclear", disse a vice primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

De acordo com informações do UOL, diversos incêndios florestais foram registrados em locais próximos a Chernobyl desde que a Rússia assumiu o controle da usina, sendo que as autoridades ucranianas têm acusado saqueadores russos de terem furtado material radioativo de um laboratório.

Conforme informações da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), pelo menos 211 funcionários da usina têm trabalhado no local e constantemente sofrem de fadiga física e psicológica.

Alguns deles relataram que soldados russos levantaram nuvens de poeira radioativa ao passar com veículos blindados na "Floresta Vermelha", como é conhecida uma área altamente tóxica da região. Além disso, fontes afirmaram que os soldados no comboio não utilizaram equipamentos de proteção contra radiação, o que seria um ato "suicida", uma vez que a poeira radioativa deverá causar radiação interna em seus corpos.

Rússia notícias Ucrânia usina radiação chernobyl explosão

Leia também

Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Mapa geológico sobre a Lua mais detalhado já criado é revelado pela China