Imagem meramente ilustrativa - Pixabay / leo2014
Brasil

Uso de máscaras no Rio de Janeiro não será mais obrigatório

A capital fluminense revelou que pretende desobrigar o uso do equipamento até em ambientes fechados

Redação Publicado em 07/03/2022, às 15h40

Desde outubro sem a obrigação de utilizar máscaras contra a COVID-19 em lugares abertos e com quase 90% da população já vacinada com a segunda dose, a cidade do Rio de Janeiro pretende, após uma reunião nesta segunda-feira, 7, desobrigar o uso do item por completo, inclusive em ambientes fechados.

O Rio seria o primeiro município a tomar essa decisão, que, de acordo com fontes próximas à prefeitura da capital fluminense, é inspirada pelo sucesso da campanha de imunização na cidade. O índice de vacinação do estado do Rio de Janeiro, além da cidade, já é bastante alto, com 75% do público alvo vacinado com as três doses.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e membro da comissão relacionada ao combate contra o coronavírus no Rio de Janeiro, Alberto Chebabo, em conversa com a CNN, a recepção do setor de saúde é positiva, porém, somente para quem não faz parte de um grupo de risco.

Já temos segurança para retirar a obrigatoriedade de máscaras para a maior parte da população na cidade do Rio de Janeiro, mas ainda recomendando o uso para os grupos de maior risco”, explicou.

Um comunicado do governo do estado mostrou apoio à decisão e afirmou que há “baixo risco” da doença na capital e menor presença da variante mais recente, a ômicron. O município do Rio conta com 89,2% da população vacinada com as duas primeiras doses, de acordo com levantamento da CNN.

Rio de Janeiro vacina máscara prefeitura obrigação

Leia também

Ator de ‘Harry Potter’ opina sobre falas polêmicas de J.K. Rowling: ‘Me entristece’


Estátua grega de 2 mil anos pode retornar à Itália após décadas


Tiranossauro rex pode não ter sido tão inteligente quanto pensávamos


Primeiro contrato de trabalho da princesa Diana com informação errada é leiloado


Cinco esqueletos são encontrados em casa de antigo líder nazista


Megassítio neolítico de 7 mil anos é descoberto na Sérvia