Disputa entre compradores surpreendeu a casa de leilões, que havia estimado um valor de R$ 10,3 mil
Redação Publicado em 04/10/2022, às 13h25
Os funcionários da Maison Osenat, uma casa de leilões localizada em Paris, foram surpreendidos durante uma venda recente, em que um vaso chinês do século 20 avaliado como "bastante comum" pelos especialistas do estabelecimento acabou sendo comprado por quase 8 milhões de euros, ou o equivalente a 41 milhões de reais.
Originalmente, o artefato teve seu valor estimado como 2 mil euros, ou 10,3 mil reais. Um grupo de cerca de 30 interessados, porém, que eram em sua maioria chineses, fizeram lances cada vez mais altos pelo objeto, segundo repercutido pelo The Guardian, que foi como ele acabou sendo vendido por um preço 4.000 vezes mais alto do que o pretendido.
O vaso de porcelana, embora seja antigo, tendo sido fornecido pela neta de uma colecionadora francesa, não é nenhuma relíquia, de acordo com Jean-Pierre Osenat, um dos especialistas da Maison Osenat. É apenas caso o objeto fosse dois séculos mais velho que seria considerado raro.
A partir do momento em que o catálogo foi publicado, vimos que havia um enorme interesse com cada vez mais chineses vindo para ver o vaso. Nosso especialista ainda acha que não é antigo", relatou ainda Cédric Laborde, que é o diretor da casa de leilões.
O homem especulou que o motivo por trás do acontecimento pode ser o orgulho que os cidadãos da China têm de sua história.
“Os chineses são apaixonados por sua história e orgulhosos de tomar posse de sua história", concluiu, ainda conforme o The Guardian.
Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham
Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais
Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história
Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ
Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia
Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência