Imagem ilustrativa - Pixabay
Brasil

Vereadores de Criciúma aprovam PL que proíbe uso de linguagem neutra em instituições de ensino

"Esse uso da nossa língua é uma agressão”, declarou Obadias Benones, autor do projeto

Fabio Previdelli Publicado em 03/08/2021, às 12h29

Em junho desse ano, a equipe do site do Aventuras na História noticiou que o governador Carlos Moisés da Silva, de Santa Catarina, editou um decreto para proibir que a linguagem neutra fosse usada em todas as escolas públicas e particulares do estado.  

Agora, segundo repercutiu o colunista Denis Luciano, do NSC Total, vereadores da cidade catarinense de Criciúma aprovaram o Projeto de Lei 40/2021 que proíbe o uso da linguagem neutra na grade curricular, em material didático de instituições de ensino e também em editais de concursos públicos.  

O resultado da votação foi comemorado pelo vereador Obadias Benones (Avante), que é autor do PL. “Aqui, não!”, celebrou. “Elu, delu, francamente, não é falta de respeito. Não é discurso de ódio nem de homofobia. Estamos aqui para pautar e defender o aprendizado”. 

“Estamos protegendo a nossa língua. Esse é um fenômeno que está vindo aí que nos preocupa muito... Quem defende a linguagem neutra usa o termo inclusão. Mas se você analisar, vai entender que ela não vem para incluir, o discurso é de uma minoria”, completou. 

De acordo com a NBC, Benones se defendeu de quaisquer acusações de preconceito, dizendo que tem relações com “pessoas ligadas a essas minorias”. Segundo o vereador, elas também repudiam o uso da linguagem neutra. “Esse uso da nossa língua é uma agressão”, completou. 

Após a aprovação, o texto seguirá para a sanção do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, do PSDB. Na votação, que aconteceu na última segunda-feira, 2, 14 vereadores votaram a favor da PL, um foi contrário e o outro se absteve.  

notícias proibição educação Projeto de Lei Criciúma linguagem neutra

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb