Imagem ilustrativa de bandeiras de Israel - Foto de PublicDomainPictures, via Pixabay
Vídeo

Vídeo de suposto israelense capturado em Gaza em 2014 é divulgado pelo Hamas

A intenção da divulgação do vídeo seria fazer uma troca de prisioneiros com Israel

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 16/01/2023, às 19h15

Nesta segunda-feira, 16, o grupo militante islâmico palestino Hamas divulgou um vídeo mostrando o que eles dizem ser um cidadão israelense mantido em cativeiro na Faixa de Gaza. Desde sua captura na área, em 2014, essas são as primeiras imagens do homem.

O vídeo mostra um homem identificado pelo Hamas como o civil israelense Avera Mengistu, mas não apresenta nenhuma data. Nele, o homem está sentado em frente a uma parede em branco falando por cerca de 10 segundos, pedindo ajuda a Israel.

Sua possível libertação parece uma tentativa de fazer uma troca de prisioneiros com o país. Segundo a família de Mengistu, ele sofre de problemas de saúde mental e teria entrado em Gaza em 2014, e desde então está em cativeiro.

Identidade da vítima

Israel não confirmou a identidade de Mengistu, mas seu irmão, Ilan, disse que a família acredita que é ele, ainda que tenham passado oito anos e meio sem terem nenhuma noção de como está o bem estar físico e emocional do homem. Para a Reuters, via UOL, Ilan disse:

Minha mãe está à beira das lágrimas. Ela não para de assistir ao vídeo. Sua esperança, sua grande felicidade será vê-lo em casa são e salvo”.

O gabinete de Bejamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, disse em resposta à divulgação do vídeo que “Israel está investindo todos os seus recursos e esforços para trazer seus meninos capturados e desaparecidos para casa”. Contudo, a autenticidade do vídeo não foi comentada pelo governo de Israel.

Israel Gaza homem vídeo família 2014 cativeiro Hamas Capturado

Leia também

Aos 99 anos, dentista mais velho do mundo continua trabalhando no Japão


Após 8 anos, cientistas desvendam mistério de 'borboleta gigante' no espaço


Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais