- Crédito: Reprodução
Terra

Voluntários removem 3 toneladas de lixo e 4 cadáveres do topo do Monte Everest

Além das toneladas de lixo, a equipe também encontrou corpos de alpinistas que se aventuraram no ponto mais alto da Terra

Thiago Lincolins Publicado em 06/05/2019, às 15h40

Quando Edmund Hillary e Tenzing Norgay chegaram ao topo do Monte Everest em 1953, escalar a montanha se tornou um dos maiores desafios para os alpinistas ao redor do mundo. Um levantamento feito pela Fox News revelou que 5.200 pessoas tentaram repetir o feito. E como consequência, montanhas de lixo foram deixadas para trás.

Agora, voluntários estão reunindo esforços para remover o entulho que há tempos tira a beleza da montanha. Nas últimas duas semanas, a equipe conseguiu remover 3 toneladas de lixo do local.

O objetivo da campanha é remover 11 toneladas de detrito até o final da iniciativa. Entretanto, além de garrafas, sacolas e equipamentos descartados os voluntários terão que lidar com os cadáveres deixados no Everest.

Parte do lixo encontrado no topo da montanha / Crédito: Reprodução

 

As vítimas de tentativas mal sucedidas tiveram seus corpos abandonados no topo da montanha. "Por causa do aquecimento global, o manto de gelo e as geleiras estão derretendo rapidamente e os corpos que permaneceram enterrados durante todos esses anos estão sendo expostos", afirmou Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal em entrevista à BBC no mês passado.

O cadáver de Tsewang Paljor é um dos mais conhecidos da montanha / Crédito: Wikimedia Commons

 

Mais de 200 pessoas já morreram na montanha desde 1922, quando as primeiras mortes foram registradas. Para 2019, a previsão é que 775 pessoas arrisquem suas vidas durante a escalada — e deixem grandes quantidades de lixo no topo da montanha.

cadáveres lixo voluntários campanha Monte Everest 3 toneladas de lixo

Leia também

Influencer dos EUA descobre Machado de Assis e viraliza: 'Nada vai se comparar a isso'


Após sair da prisão, assassina de Daniella Perez estudou na mesma faculdade da vítima


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Helicóptero que levava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofre acidente


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais