Zelenski durante entrevista coletiva hoje, 23 - Getty Images
Zelenski

Zelenski revela que vai recuperar território da Crimeia a qualquer custo

Volodimir Zelenski se posicionou após fórum que contou com a participação de dezenas de países

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/08/2022, às 15h04

Nesta terça-feira, 23, Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, afirmou que vai recuperar a Crimeia a qualquer custo, ainda que não tenha consultado outros países com antecedência. Após o governo pró-Kremlin ter sido derrubado na Ucrânia, em 2014, a península foi anexada à Rússia.

O local se tornou, ao longo dos anos, uma linha importante de abastecimento para as tropas de Putin, que é muito disputada por ambos os países. Durante uma entrevista coletiva em Kiev, Zelenski fez os tais comentários.

A ação ocorreu depois que líderes de dezenas de países e organizações internacionais participaram de um fórum intitulado Plataforma da Crimeia, em que o objetivo seria restaurar a integridade do território ucraniano.

No evento, Andrzej Duda, presidente da Polônia, ofereceu apoio a Zelenski: "A Crimeia era, continua e será parte da Ucrânia, assim como Gdansk é parte da Polônia, Nice é parte da França, Colônia é parte da Alemanha e Roterdã é parte da Holanda".

Últimos ataques

As instalações militares de Moscou na península foram alvos de explosões nos últimos dias, em que, em um desses, foi destruída uma base aérea, o que resultou com a destruição de metade dos jatos de combate da força naval russa do mar Negro. Moscou acusou que sabotadores poderiam estar atrás de tais episódios.

Kiev se recusa a fazer comentários oficiais sobre os ataques, porém, constantemente insinua que é responsável por eles, através de sabotagem ou com o uso de armas de longo alcance, segundo a Reuters, via Folha de S. Paulo.

Rússia Ucrânia presidente território entrevista conquista Crimeia 'Zelenski'

Leia também

França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental