Saddam em uma conferência de imprensa no ano de 1983 - Getty Images
Oriente Médio

Em 1986, Saddam Hussein tentou reconstruir a Babilônia das ruínas

No auge da guerra Irã-Iraque, o ditador resgatou o passado de Nabucodonosor — registrando seu nome nos tijolos originais

Daniela Bazi e Joseane Pereira Publicado em 08/12/2019, às 06h00

Construída por volta de 2300 a.C., a cidade da Babilônia é o berço da escrita e literatura, além de ser uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e ter encantado milhares de pessoas com seus jardins suspensos.

Fascinado pela cidade, o ditador iraquiano Saddam Hussein decidiu reconstruí-la no topo das antigas ruínas, gastando milhões de dólares no auge da Guerra do Iraque contra o Irã, como uma forma de homenagear o rei Nabucodonosor — pelo qual Hussein era obcecado.

BABILÔNIA DE SADDAM

Violando qualquer norma de preservação do patrimônio histórico, a construção de um dos três palácios originais sobre suas ruínas foi levada a cabo, mesmo que ninguém soubesse exatamente como eram os antigos edifícios da Babilônia. A réplica, construída em 1986 com grande apoio da população iraquiana, teve um custo total de cinco milhões de dólares.

Imagem aérea da construção, em maio de 1992 / Créditos: Getty Images

 

A ideia era que o palácio estivesse em pé antes do início do primeiro festival de artes da Babilônia, em setembro de 1987. Observando um dos tijolos originais, contendo o nome de Nabucodonosor II e a data de 605 a.C., Hussein ordenou que uma inscrição sua também marcasse a história do local.

Hoje, visitando a Babilônia reconstruída, podemos ler em um de seus tijolos: '' No reinado do vitorioso Saddam Hussein, presidente da República, que Deus o mantenha, o guardião do grande Iraque, renovador de seu renascimento e construtor de sua civilização. A reconstrução da grande cidade da Babilônia foi realizada em 1987''.

BASE MILITAR

Pichações feitas no palácio de Saddam Hussein / Créditos: Getty Images

 

Segundo o Ministro da Cultura do Iraque, Abdulamir al-Hamdani, que descreve a cidade como “Babilônia de Saddam”, a construção foi feita de forma errada e sem consultas externas. “O local ficou negligenciado após a invasão do Iraque em 2003, liderada pelos EUA. Mas os danos foram infligidos por soldados americanos e poloneses, que o usaram como base militar".

Situação atual de um dos grandiosos salões do palácio / Créditos: Getty Images

 

Atualmente, a Babilônia se encontra aberta para receber turistas do mundo inteiro. Entretanto, 16 anos após a execução de Saddam, a grandiosa construção está completamente abandonada. As paredes dos enormes salões estão pichadas e cacos de vidros quebrados são vistos pelo chão. E os poucos iraquianos que visitam a fortaleza são famílias e grupos de adolescentes que se reúnem nas varandas para fumar narguilé.


+Saiba mais sobre a Babilônia através das obras abaixo:

Babilônia, Art Ayris (2013)

Link - https://amzn.to/388HJIW

Babilônia: A mesopotâmia e o nascimento da civilização, Paul Kriwaczek (2018)

Link - https://amzn.to/33Ucbnb

O homem mais rico da Babilônia, George S Clason (2017)

Link - https://amzn.to/367aF2b

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.   

Saddam Hussein Iraque Babilônia

Leia também

Veja detalhes do novo fóssil que pode ter superado a cobra Titanoboa


O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna