A rainha Elizabeth II durante o memorial anual do Domingo da Lembrança no Cenotáfio - Getty Images
Europa

Guia prático: 5 coisas que devem ser evitadas na frente da Rainha da Inglaterra

Tente não ofender ninguém em Buckingham e conheça cinco tropeços que você não pode cometer

André Nogueira Publicado em 16/11/2019, às 08h00

Durante os séculos que a monarquia britânica se manteve no poder, diversas regras foram criadas para que os plebeus obedecessem quando estiver em frente à Rainha. Hoje em dia, as pessoas não serão jogadas na Torre de Londres por burlar uma dessas condutas, mas errar a etiqueta pode te gerar uma bela humilhação pública.

Regra número um: não toque na Rainha. Caso ela ofereça a mão para cumprimentá-lo, está permitido. Mas nunca ultrapasse esse limite. Um exemplo famoso ocorreu em 2000, quando o Governador-Geral canadense foi visto levemente encostando o cotovelo da monarca, para impedir que ela caísse. Johnston julgou apropriado, mas muita gente ficou chocada com a situação.

Faça como Condoleezza Rice e cumprimente a Rainha com um aperto de mão / Crédito: Divulgação

 

Segundo Lucy Hume, diretora da empresa Debrett’s, especializada na etiqueta britânica desde 1769, a regra é menos rígida atualmente, mas é melhor que o convidado espere  o contato da Rainha. Em outras palavras: não vá abraçando a Elizabeth logo de cara.

Outra regra importante é: nunca chegue atrasado num evento. E nem deixe o local antes da monarca. Você nunca pode, sendo hóspede ou convidado da Família Real, deixar eventos antes que a Rainha o deixe, a não ser que você tenha uma permissão de algum secretario particular da Coroa.

Para que não seja considerado rude, nunca dê as costas à rainha em alguma situação em que você está no mesmo cômodo que ela. Por esse motivo, especialistas em etiqueta sugerem que, em reuniões e encontros com Elizabeth, que formem-se semicírculos na disposição das mesas. E, de preferência, espera-se que você gesticule com as mãos vazias durante a conversa.

Outra coisa importante para jovens viciados na cultura digital: é proibido tirar selfies com a monarca. Além disso, é inaceitável tirar uma foto da Rainha durante uma visita em sua casa. Com toda certeza, Elizabeth II é a mulher mais fotografada e presente nas mídias da atualidade, no entanto, é estritamente proibida a captação de fotos não oficiais nas dependências dos palácios reais. Mesmo selfies sem a rainha são contra recomendadas.

Não faça como esse jovem rapaz de Belfast / Crédito: Divulgação

 

Por mais que a Família Real tenha um belo histórico de levantadores de caneco, não é uma boa que você repita essa façanha. Em caso de nervosismo, respire fundo, porque o excesso de agitação que o álcool pode proporcionar não cai bem numa conferência com a Rainha.

Além do que você não pode fazer, há também o que é bastante recomendado que você faça. E dessas coisas, a mais importante é que você preste atenção na sua postura física, principalmente ao saudar Elizabeth II. Cumprimentar um membro da Família Real em um primeiro encontro é essencial na sua relação com o nobre. Assumir a postura formal é o suficiente: reverenciar as mulheres com a inclinação corporal e curvar o pescoço com respeito no caso dos homens.

Além disso, siga a conduta da rainha durante a conversa. Não fale muito menos que ela, nem muito mais. Sente-se quando ela sentar e coma quando ela iniciar a sua refeição. Mantenha a conversa fluindo, sem grandes pretensões. 

E, no caso de erro, não entre em desespero: ninguém vai cortar sua cabeça. Hoje em dia não há leis que estabeleçam as condutas aqui citadas, pois elas já seguem como tradição. Errou? Peça desculpas.


Saiba mais sobre Buckingham:

1 Isabel II: A Familia Real no Palácio de Buckingham, de  Bertrand Meyer-Stabley - https://amzn.to/2qbJP9S

2 Muerte En El Palacio De Buckingham, de C.C. Benison - https://amzn.to/2rCsbMT

3 The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, de Catherine Ryan - https://amzn.to/2OaVVbs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Henrique VIII monarquia família real tratamento Elizabeth II Rainha da Inglaterra Conduta Respeito Etiqueta Palácio de Buckingham

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix