Curiosidades » Família Real

Por que a Rainha Elizabeth II tem dois aniversários por ano?

Entenda o motivo por trás das duas festas: uma no dia 21 de abril e outra em 10 de junho

Alana Sousa Publicado em 07/08/2019, às 09h00

None
- Rainha Elizabeth II / Crédito: Getty Images

Em 21 de abril, a rainha Elizabeth II completou 93 anos. Depois, comemorou a data novamente em 10 de junho. São comuns os reis e rainhas que possuem duas datas para festejar o nascimento, e a tradição começou com o rei George II, em 1748.

Quando um monarca aniversariante nascia durante o inverno, outono ou primavera, a celebração era adiada para o próximo verão. O objetivo era impedir que a festa fosse realizada em temperaturas muito baixas, garantindo assim um dia ensolarado ou pelo menos mais agradável para a Família Real entre os meses de junho a agosto.

Em abril, primavera na Inglaterra, as temperaturas costumam variar de 6°C a 20°C, enquanto em junho, início do verão, os termômetros marcam em média de 11,4 °C a 23,5 °C - sendo comum nos dias atuais fazer um calor maior que o esperado.

A tradição, que perpetua há mais de 250 anos, foi mantida novamente este ano. A rainha comemorou em seu palácio mais um ano de vida com amigos íntimos e familiares na data de seu nascimento, em abril, e em junho fez uma festa oficial.

Na segunda data a cerimônia é aberta ao público, e inclui o desfile da rainha, chamado Trooping the Colour (em tradução livre, agrupando a cor, em referência às cores dos regimentos militares presentes na reunião), com a participação de soldados, cavalaria britânica e bandas militares.