Evo Morales, ex-presidente da Bolívia que renunciou em 2019 - Wikimedia Commons
Política

5 presidentes que renunciaram na História

Além de Evo Morales, muitos presidentes já renunciaram após crises institucionais. Conheça 5 deles!

André Nogueira Publicado em 11/11/2019, às 08h00

Diante de pressões vindas das Forças Armadas e de protestos populares, o recém-reeleito presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou à presidência após 13 anos de governo, e ruma em direção ao exílio na Argentina. A renúncia é um artifício legal que permite que um político abra mão do cargo que assumiu, por inúmeros motivos. Conheça 5 presidentes do Brasil e do mundo que renunciaram.

1. Deodoro da Fonseca

Crédito: Wikimedia Commons

 

Deodoro foi o primeiro presidente do Brasil, assumindo após o Golpe que instaurou o regime republicano. Seu governo foi marcado pelo autoritarismo e pelo pioneirismo no desenvolvimento das instituições de governo, mas após um primeiro mandato provisório e parte de um mandato concedido por eleição parlamentar, o militar renunciou ao cargo, devido ingerências causadas pela crise econômica e pelas diversas revoltas que ocorriam no país, com ênfase na Revolta da Armada. Assumiu o vice, Floriano Peixoto.

2. Jânio Quadros

Crédito: Wikimedia Commons

 

Um dos mais caricatos políticos de nossa história, Jânio foi eleito numa conturbada eleição em que fez campanha para o vice de seu opositor, Jango. Seu governo foi uma confusão, repleto de decisões arbitrárias e desencontros ministeriais (pois Jânio gostava de governar por bilhetinhos).

Em agosto de 1961, quando o vice estava em viagem diplomática na China, o presidente renunciou, causando grande escarcéu. Por muito tempo, foi uma dúvida o porquê de Jânio ter renunciado, mas hoje se sabe que foi uma tentativa de Golpe, em que a população e as Forças Armadas não permitiriam que Jango assumisse e abrissem espaço para Jânio retornar com mais poderes.

3. Richard Nixon

Crédito: Wikimedia Commons

 

Em 1974, o primeiro presidente da História dos EUA renuncia ao cargo. É o caso de Nixon, membro do Partido Republicano e responsável por diversas políticas reacionárias de governo. Nos anos 1970, se envolveu com um caso de espionagem e corrupção conhecido como Escândalo Watergate, que, resumidamente, foi uma série de violações de direitos à privacidade com a instalação de escutas e câmeras no escritório do Partido Democrata durante as eleições.

Quando o caso vazou para a mídia, delatado pelo famoso Garganta Profunda, o mandato de Nixon se tornou insustentável, forçando a renúncia e a transição da presidência para Gerald Ford.

4. Raúl Cubas

Crédito: Getty Images

 

No final dos anos 1990, o Paraguai entrou numa profunda crise institucional. Não somente o vice-presidente Luís Maria Argaña foi assassinado como a Suprema Corte declarou um mandato de prisão contra o general Lino Oviedo, que era o padrinho político do então presidente Cubas.

Quando o presidente se recusou a prender o general, foi declarada ruptura constitucional e se pressionou o Congresso a abrir um processo de impedimento do mandato de Cubas, forçando-o a renunciar antes que o processo encerrasse e retirasse seus direitos políticos.

5. Jacob Zuma

Crédito: Wikimedia Commons

 

Após algum tempo realizando um importante mandato na África do Sul, aproximando o país de instituições e associações de países emergentes pelo mundo, Jacob Zuma começou a receber diversas acusações de corrupção e facilitação de grupos aliados em concessões públicas. Devido às acusações, Zuma corria risco de perder o mandato, então o país entrou numa acirrada crise política.

Diante desse cenário, o partido do presidente, Congresso Nacional Africano (CNA) optou por retirá-lo do comando, elegendo Cyril Ramaphosa, vice-presidente do país, como presidente do partido, pressionando Zuma a renunciar. Em 2018, contra a própria vontade, seguiu as diretrizes do CNA e renunciou.


Saiba mais sobre essas figuras pelos livros abaixo:

1. Nixon E Kissinger. Parceiros No Poder, de Robert Dallek - https://amzn.to/36PaBFz

2. Jânio Quadros. O Estadista, de Nelson Valente - https://amzn.to/2p6DWKF

3. Everything I Learned From Being President, de Jacob Zuma - https://amzn.to/2K9vMZn

4. A Bolivia De Evo Morales, de Barbosa Filho Antonio - https://amzn.to/2Q9jTWX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Jânio Quadros Deodoro da Fonseca crise Renuncia Zuma Raul Cubas Nixon

Leia também

O que aconteceu com a McLaren que Senna ganhou em aposta?


Herói das pistas: Como foi a primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil?


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Da sessão de fotos barrada ao acidente fatal: 5 fatos sobre a vida de Ayrton Senna


A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger