Foto meramente ilustrativa de Edmund Blair Leighton - Getty Images
Idade Média

Joana de Leeds, a freira que fingiu a própria morte para fugir do convento

Usando de táticas extremas, a religiosa elaborou um enterro fictício para viver outra vida no século 14

Joseane Pereira Publicado em 01/02/2020, às 08h00

Um evento curioso ronda a história de uma freira do século 14. Joana de Leeds, que vivia reclusa na casa de St. Clement em York, forjou o próprio enterro para fugir de seu convento e desfrutar de outra vida.

O esquema da freira ficou registrado em uma carta do Arcebispo de York, traduzida por pesquisadores do Instituto de Arquivos Borthwick da Universidade de York, Reino Unido. O arcebispo William Melton demonstrou grande desaprovação pela empreitada de Leeds, em seu livro datado de 1318.

Segundo ele, “Tendo fingido sua morte e, de uma maneira astuta e nefasta, dado as costas à observância da religião que ela anteriormente professava, e dando as costas à decência e ao bem da religião, seduzida pela indecência, ela perverteu seu caminho da vida de maneira arrogante para o caminho da luxúria carnal e para longe da pobreza e da obediência”.

Registro escrito de Joana de Leeds / Crédito: Wikimedia Commons

 

Para realizar seu intento, Leeds teria fingido estar gravemente doente. Com ajuda de colegas do convento beneditino, ela enterrou um boneco no espaço sagrado e acabou por enganar muitas pessoas.

Apesar de o arcebispo afirmar que sua fuga se deu por “desejos carnais”, não se sabe ao certo o que causou o plano. “As mulheres costumavam entrar em conventos na adolescência, e tais mudanças de coração em relação à sua vocação não eram incomuns”, afirmou a historiadora da Universidade de York, Sarah Rees Jones.

Na época medieval, casos de freiras fugitivas eram bem conhecidos. Segundo Jones, sobreviver naquela época era algo difícil, e entrar para o celibato era garantia de sempre ter um lugar para viver.“Da arqueologia, podemos dizer que as pessoas que moram em casas religiosas, mesmo pequenas como a de Joana de Leeds, provavelmente tinham, em média, um padrão de vida melhor do que as pessoas comuns fora da vida religiosa”, afirmou a pesquisadora Jones.


+Saiba mais sobre o período medieval através das obras abaixo

A Cultura Popular na Idade Media e no Renascimento, Mikhail Bakhtin, 2010 - https://amzn.to/33uZiAc

Idade Média: O que Não nos Ensinaram, Régine Pernoud, 2016 - https://amzn.to/36y6ldu

Homens e mulheres da Idade Média, Jacques Le Goff, 2014 - https://amzn.to/2pyGB09

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

fuga freira convento Joana de Leeds enterro forjado

Leia também

Tragédia de Superga: Os 75 anos do acidente aéreo com o time do Torino


Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu