Operação médica na cabeça - Wikimedia Commons
Idade Média

Lobotomia: A técnica medieval que ganhou o Nobel

A técnica bizarra é considerada um dos capítulos mais abomináveis e cruéis da história da psiquiatria

Alexandre Carvalho Publicado em 27/11/2019, às 12h00

No que talvez seja o maior arrependimento do Instituto Karolinska – a universidade sueca que escolhe os vencedores anuais –, o Prêmio Nobel de Medicina de 1949 foi entregue ao neurologista português António Egas Moniz “pela descoberta do valor terapêutico da leucotomia em certas psicoses”.

Leucotomia era o nome original da lobotomia. A perspectiva convencional na época era de que doenças mentais tinham a ver com alguma enfermidade física do cérebro — uma visão diferente da atual, que entende os distúrbios psiquiátricos como algo impossível de ser tratado com bisturi.

Nos EUA, Walter Freeman virou um médico-celebridade por causa da lobotomia. Ficou famoso pelo método de martelar um picador de gelo sobre o globo ocular do paciente, crânio adentro, até separar as vias que ligam os lobos frontais a outras regiões do cérebro. O cirurgião tinha até um lobotomóvel, que usava para viajar pelo país, divulgando suas técnicas.

O português Moniz defendia que ela só deveria ser aplicada em pacientes muito violentos ou em suicidas. Freeman aumentou a abrangência, prometendo curar também a hiperatividade e a ansiedade. Chegou a praticar até em crianças malcomportadas. Só não contava aos clientes que, apesar de alguns casos bem-sucedidos, havia os muitos que ficavam com deficiências graves para o resto da vida, ou até morriam na intervenção.

Cerca de 50 mil americanos foram lobotomizados entre 1936 e os anos 1970. Se fosse uma mulher dos nossos tempos, Rosemary não correria o risco de sofrer essa violência – assim como pacientes bipolares, depressivos, hiperativos ou crianças desobedientes: a lobotomia foi substituída por remédios tarja preta. 


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

1. 30 Histórias Insólitas Que Fizeram a Medicina, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/33fpduN

2. A fabulosa história do hospital: Da Idade Média aos dias de hoje, de Jean-Noël Fabiani (2019) - https://amzn.to/2QIKVFe

3. Arterias sanas gracias a una dieta equilibrada sin colesterol, de Jean-Noël Fabiani (2009) - https://amzn.to/2QINNla

4. La cocina de sus arterias (Edição Espanhol), Jean-Noël Fabiani (2016) - https://amzn.to/33ew6N0

5. L'Incroyable Histoire de la médecine (Edição Francês), Jean-Noël Fabiani (2018) - https://amzn.to/2D6CF9I

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

medicina Idade Média História bizarro Nobel

Leia também

Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços