Tenente Calley é fotografado assustado a caminho do julgamento, nos anos 1970 - Getty Images
Crimes

Massacre de My Lai: Há 49 anos, começava o controverso julgamento de William Calley

Até hoje, o tenente americano é o único que respondeu legalmente pela morte de centenas de vietnamitas em 1968. Entretanto, Richard Nixon conseguiu a sua "liberdade"

André Nogueira Publicado em 17/11/2019, às 11h33

No auge da Guerra do Vietnã, um pelotão estadunidense comandado pelo tenente William Calley assassinou centenas de civis vietnamitas na aldeia de My Lai, em 1968. Dois anos depois, o comandante responsável pelo brutal massacre foi parar nos tribunais, manchando a imagem dos EUA e descredibilizando sua presença na Indochina.

Em março de 1970, soldados dos EUA foram indiciados pelos crimes de guerra ocorridos em My Lai, mas apenas em novembro foi iniciado o julgamento responsável pela condenação do principal suspeito por liderar o episódio.

Os jornais comparavam o caso com o ocorrido em Lídice e em Oradour-sur-Glane, durante as campanhas nazistas, aproximando o fato de um genocídio. 

Civis mortos em My Lai / Crédito: WIkimedia Commons 

 

"Não há dia que passe que não sinta remorso pelo que ocorreu naquele dia em My Lai", disse Calley em 2009, para um pequeno público. Para o tenente americano, o ocorrido e o julgamento são momentos absolutamente traumatizantes, que causaram eterno arrependimento.

Segundo Calley, seu pelotão recebia ordens de cima, mas mesmo assim, a acusação de assassinato contra 102 civis e estupros de mulheres sobreviventes levou à condenação de Calley a prisão perpétua.

No entanto, a pedido do presidente Richard Nixon, Calley foi solto, podendo responder em liberdade. Depois de diversos artifícios jurídicos, o tenente acabou cumprindo pouco mais de três anos em prisão domiciliar. 

Calley é encaminhado á prisão domiciliar em 1975 / Crédito: Getty Images

 

“Se me perguntar por que não me neguei a isso quando recebi a ordem, tenho que dizer que era um tenente que recebia ordens do meu comandante e as cumpri, estupidamente", relatou Calley, friamente, após 40 anos de silêncio.

Até hoje, o processo de Calley é contestado pela Comunidade Internacional, que caracteriza o julgamento como um episódio repleto de incidências ilegais, em que o exército americano teria encoberto fatos. Muitos defendem que Calley não passou de um bode expiatório. Atualmente, o antigo combatente mora em Colombus, na Geórgia e trabalha em um negócio de joias. Todavia, o massacre causa insônia até os dias atuais.


Saiba mais sobre a Guerra do Vietnã através das obras abaixo

1. O Século de Sangue - 1914-2014: as vinte guerras que mudaram o mundo, de Emmanuel Hecht e Pierre Servent (2015) - https://amzn.to/35KzUZ2

2. Guia Conhecer Fantástico Especial 02 – 40 Anos Guerra do Vietnã, de On Line Editora (2017) - https://amzn.to/2MoFrwJ

3. A Guerra Inesquecível do Vietnã: A Guerra Americana no Vietnã – A Guerra da Selva, de S. F. Meaker, Scott (2016) - https://amzn.to/2VR0V8t

4. A menina da foto: Minhas memórias: do horror da guerra ao caminho da paz, de Kim Phuc Phan Thi (2018) - https://amzn.to/2W0v2dX

5. Vietnã pós-guerra - Viagens radicais: Uma aventura no Sudeste Asiático, de Airton Ortiz (2011) - https://amzn.to/2OXYwaA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​

Guerra Fria julgamento polêmica Guerra do Vietnam William Caley Massacre de My Lai

Leia também

Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


O que aconteceu com a McLaren que Senna ganhou em aposta?