Mandela - Wikimedia Commons
Cultura

De Mandela a Obama: Presidentes que ganharam o Nobel da Paz

Esses líderes mundiais marcaram o mundo por seus esforços diplomáticos e receberam um dos mais importantes prêmios de honra

Alana Sousa Publicado em 10/10/2019, às 18h00

Na sexta-feira, 11, será revelado o ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2019. A lista de indicados não é revelada, entretanto alguns nomes são mostrados para o público. Ao todo são 301 indicações, das quais 223 são pessoas e 78 organizações.

Entre as personalidades que concorrem ao prêmio está o ex-presidente Lula. A indicação de Lula é aclamada por alguns especialistas e criticada por outros. Adolfo Pérez Esquivel, escritor e ganhador do Nobel de 1980 defende a nomeação do presidente. “Não sabemos o que pode ocorrer, mas seria muito importante que fosse outorgado a Lula. Seria o primeiro Prêmio Nobel do Brasil”.

Lula está competindo com nomes como Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, o líder da Igreja Católica, Papa Francisco e ainda Raoni Metuktire, ativista e indígena brasileiro.

Conheça abaixo presidentes que foram agraciados com o Nobel da Paz

Theodore Roosevelt

Crédito: Wikimedia Commons

 

O 26º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, recebeu o Nobel da Paz em 1906 por promover o tratado de paz na Guerra russo-japonesa.

Hjalmar Branting

Crédito: Wikimedia Commons

 

Durante o reinado de Gustavo V na Suécia, Branting atuou como primeiro ministro do país, e como delegado no Conselho da Liga das Nações. Recebeu o Nobel da Paz em 1921.

Lech Wałęsa

Crédito: Wikimedia Commons

 

Um dos fundadores do sindicato Solidariedade — movimento social que promovia a resistência civil não violenta em prol dos direitos dos trabalhadores e da mudança social —, Wałęsa foi também ativista dos direitos humanos e primeiro presidente da Polônia. Foi premiado em 1983.

Nelson Mandela

Crédito: Wikimedia Commons

 

Mandela foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, recebeu o Nobel em 1993 pelos seus trabalhos pelo fim do regime apartheid e pelo seu legado deixado para o país.

Shimon Peres

Crédito: Wikimedia Commons

 

Em 1994, Peres — que atuou como presidente de Israel de 2007 até 2014 —, recebeu o prêmio juntamente com Yasser Arafat e Yitzhak Rabin por concluírem os Acordos de Paz de Oslo.

José Ramos-Horta

Crédito: Wikimedia Commons

 

Presidente de Timor-Leste de 2007 até 2012, Horta recebeu o Nobel em 1996 pelos seus trabalhos em prol do fim pacífico dos conflitos em seu país.

Kim Dae-Jung

Crédito: Nobel Prize

 

Presidente da Coréia do Sul de 1998 até 2003, Kung foi agraciado com o prêmio no ano 2000 por sua atuação a favor da democracia e dos direitos humanos. Assim como, sua reconciliação com a Coréia do Norte.

Jimmy Carter

Crédito: Wikimedia Commons

 

Carter foi o 39º presidente dos EUA, recebeu o Nobel em 2002. O prêmio reconheceu seus esforços para solucionar conflitos internacionais, seu trabalho em prol da democracia e dos direitos humanos e seu governo marcado pela estabilidade econômica e desenvolvimento social.

Barack Obama

Crédito: Wikimedia Commons

 

Em 2009, Obama foi o escolhido para receber o Nobel, no mesmo que chegou à presidência dos Estados Unidos. A premiação aclamou seus esforços diplomáticos e cooperação entre diferentes povos.

Ellen Johnson Sirleaf

Crédito: Wikimedia Commons

 

“Por sua luta não violenta para a segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à sua plena participação na construção da paz e trabalho”, em 2011 Ellen, em conjunto com as ativistas Leymah Gbowee e Tawakel Karman, recebeu o Nobel da Paz. Sirleaf atuou como presidente da Libéria de 2006 até 2018.

Juan Manuel Santos

Crédito: Wikimedia Commons

 

O presidente da Colômbia, que ficou no cargo de 2010 até 2018, recebeu o prêmio em 2016 pelos seus esforços pelo acordo de paz com o grupo guerrilheiro Farc. Seu trabalho conseguiu colocar um fim na guerra civil que durava mais de 50 anos.

Estados Unidos História Colômbia presidente Nelson Mandela líder prêmio nobel da paz Lula Jimmy Carter Obama

Leia também

Tragédia de Superga: Os 75 anos do acidente aéreo com o time do Torino


Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu