Registro da frente da boate - Wikimedia Commons/Leandro LV
Brasil

Há 10 anos, o trágico incêndio da boate Kiss comovia o Brasil

Com mais de 200 vítimas fatais, os culpados pelo episódio em Santa Maria só foram julgados recentemente

Fabio Previdelli Publicado em 27/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 25/01/2023, às 00h00

Na noite 26 de janeiro de 2013, entre 500 e 1.000 estudantes — dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia — da Universidade Federal de Santa Maria, se reuniram para uma festa na Boate Kiss, na rua dos Andradas, 1925, no centro da cidade, que fica a 300 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A festa seria marcada pela apresentação de duas bandas.

Por volta das 2h30 da manhã do dia 27, foi a vez do grupo Gurizada Fandangueira subir ao palco. Além das músicas, a apresentação prometia agitar os estudantes com um show pirotécnico.

Entretanto, um desses artefatos acabou atingido a espuma improvisada que foi utilizada no revestimento acústico da boate. Integrantes da banda e seguranças tentavam apagar as chamas com água e extintores, sem sucesso.

Em pouco menos de três minutos, uma fumaça espessa se espalhou por todo o lugar. Ao queimar o revestimento, a espuma isolante liberou um material chamado cianeto — apontado pelo laudo técnico como a causa da morte dos estudantes.

De início, não houve uma comunicação entre os seguranças que estavam no palco com os que verificavam o pagamento das comandas na saída da Kiss. Por conta disso, muitas pessoas foram impedidas de sair do local.

Homenagem as vítimas feita na rua da Boate Kiss / Crédito: Wikimedia Commons

 

Além do mais, a boate não apresentava nenhuma saída de emergência, e muitos estudantes acabaram presos no banheiro, pensando que a porta daria acesso para a rua lateral. Em consequência disso, a perícia contatou que noventa por cento dos corpos foram encontrados depois dessa porta.

Ao todo, 242 pessoas perderam suas vidas e 636 firam feridas naquela que é a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio. Marcado pela imprudência e más condições de segurança do local, o tumultuado julgamento pautou os pontos mais tensos deste episódio, colocando um ponto final na história do crime.

+Relembre os principais pontos do julgamento dos responsáveis pelo incêndio


+ Para saber mais:

Santa Maria a Tragédia da boate Kiss - https://amzn.to/3126nbo

Todo Dia a Mesma Noite: A história não contada da boate Kiss - https://amzn.to/2RXocnA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

incêndio Rio Grande do Sul tragédia impunidade Santa Maria imprudência Boate Kiss

Leia também

Veja detalhes do novo fóssil que pode ter superado a cobra Titanoboa


O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna