- Reprodução
EUA

John Kennedy foi morto pela CIA?

Vítima de um dos maiores assassinatos políticos da História, a morte de Kennedy ainda desperta uma insólita teoria conspiratória

Redação Publicado em 22/11/2019, às 10h34

E. Howard Hunt era um agente da CIA que se envolveu no escândalo de Watergate, ajudando o presidente Nixon a espionar seus opositores políticos. A partir de 1978, passou a ser alvo de outra acusação: assassinar o presidente John F. Kennedy em 1963.

O envolvimento da KGB na disseminação da teoria foi confirmado por Vasili Mitrokhin, ex-arquivista da agência soviética que passou para o lado dos Estados Unidos. Mitrokhin afirmou que acusar Hunt era parte da campanha para desacreditar a CIA e o governo dos Estados Unidos.

Uma das atitudes da KGB foi forjar uma carta do assassino de Kennedy, Lee Harvey Oswald, endereçada para o ex-agente da CIA. A falsificação estava tão boa que a própria esposa de Oswald afirmou ser aquela a letra do marido, e três especialistas contratados pelo New York Times confirmaram a autenticidade da carta.

Ela dizia:

“8 de novembro 1963

Caro Sr. Hunt,

Eu gostaria de informações sobre a minha posição. Só estou pedindo informações. Peço para que nós discutamos a situação antes que qualquer passo seja dado por mim ou outra pessoa. Obrigado, Lee Harvey Oswald”

Momentos antes do assassinato por tiro de JFK / Crédito: Domínio Público

 

Hunt negou qualquer envolvimento. Em 1981, ele chegou a processar o The Spotlight por uma matéria de Victor Marchetti, também ex-agente da CIA, que sugeria o envolvimento dele na conspiração.

O cenário mudou com a morte de Hunt em janeiro de 2007. Seus filho David e Howard Saint John Hunt revelaram uma gravação feita pelo pai, à beira da morte, confessando ter sido convidado para participar do plano para matar JFK. Na gravação, ele cita diversos nomes de agentes da CIA e políticos, numa conspiração capitaneada pelo vice-presidente Lyndon Johnson.

O New York Times e o Washington Post se recusaram a publicar a confissão, que saiu na Rolling Stone dois meses depois.

Outras pessoas próximas do agente acusaram os irmãos, que tem uma história complicado com drogas e passagens com a polícia, de manipular o pai, já senil e sem lucidez, para ganho financeiro. Kevan, meia-irmã dele, chegou a falar em abuso de idosos e o advogado disse que Hunt só estava especulando.


Saiba mais sobre JFK e sua vida a partir dessas obras

Perfis de coragem, John F. Kennedy (2017)

link: https://amzn.to/337eNxp

Uma Visão De Paz. Os Melhores Discursos De John F. Kennedy, John F. Kennedy (2007)

link: https://amzn.to/2OcLjdr

Os últimos dias de John F. Kennedy, Billy O'Reilly & Martin Dugard (2013)

link: https://amzn.to/37qNAsN

Anatomia de um Assassinato, Philip Shenon (2013)

link: https://amzn.to/34afmIa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

CIA KGB assassinato Lee Harvey Oswald JFK Vasili Mitrokhin Lyndon Johnson Washington Post Victor Marchetti New York Times John Fitzgerald Kennedy Howard Hunt The Spotlight

Leia também

Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Harry Potter: Os significados, em latim e outras línguas, dos feitiços


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Os relatos conturbados sobre os momentos finais dos Beatles


Linha Direta: Veja o caso do 'falso profeta', exibido no programa