José López Rega e Isabelita Perón, à direita - Wikimedia Commons
Personagem

El Brujo: José López Rega, o guru que derrubou a presidenta Isabelita Perón

Rega foi um dos maiores responsáveis pela queda de Perón e ascensão da ditadura, que durou até 1983

Isabela Barreiros Publicado em 01/05/2020, às 09h00

Comparado ao bruxo russo Rasputin, José López Rega foi uma figura que teve influência política ao final do governo dos Perón, na Argentina. Todavia, sua atuação resultou em catástrofe — e o místico não está sozinho nessa.

“El Brujo”, como era conhecido e descrito pela mídia argentina da época, começou a se infiltrar na política quando conheceu Isabelita Perón, terceira esposa do ex-presidente Juan Domingo Perón, em um congresso de esoterismo em 1965. Encantada com as “habilidades” do mago, a ex-dançarina de cabaré decidiu levá-lo para conhecer seu marido que estava em exílio em Madri. E assim, Rega ganhou espaço.

Tornou-se secretário particular. Com o apoio de Isabelita, continuou interferindo na política de Perón, aliado ao esoterismo e à extrema-direita.

Segundo o jornalista Marcelo Larraquy, autor da biografia “López Rega: El peronismo y la Triple A”, o guru tinha o sonho de ser amigo de pessoas influentes na política. “Ele conseguiu se enfronhar entre pessoas poderosas e se tornou o mordomo da casa Puerta de Fierro (Porta de Ferro), onde Perón morou até retomar o poder na Argentina, em 1973. Basicamente, López Rega tinha a missão de dispensar as visitas rejeitadas por Perón”, explica Larraquy.

Juan Perón e José López Rega, à direita / Crédito: Wikimedia Commons

 

Nomeado Ministro do Bem Estar Social da Argentina, criou a Aliança Anticomunista Argentina, um grupo paramilitar de ultradireita que tinha como intuito “caçar comunistas”, a fim de combater a ameaça da ideologia de esquerda no continente latino-americano. A milícia agia de maneira ilegal e clandestina, realizando explosão de bombas, sequestros e assassinatos.

A Triple A, como também ficou conhecida, passou a atuar abertamente a partir da morte do presidente em 1974. De acordo com a mídia argentina, o corpo militar recebia apoio financeiro da CIA, cooperando na Operação Condor juntamente com a Aliança Americana Anticomunista, na Colômbia.

A morte de Perón ainda foi um evento memorável na trajetória política — e esotérica — do bruxo. Ao final de sua vida, a saúde do presidente estava debilitando-se cada vez mais após inúmeros problemas cardíacos e também pulmonares. As tentativas de ressuscitação feitas pelos médicos não tiveram efeito — no entanto, outra pessoa ainda se esforçou para tentar trazer o presidente de volta à vida.

Rega afastou, correndo, os médicos e foi até o corpo do político. “O general já morreu uma vez e eu o ressuscitei!”, gritou. Puxando as canelas do homem, caído no chão, ele fechou os olhos e clamou “meu faraó, não vá embora!”. Persistia, ainda dizendo “acorda, meu faraó”.

O peronista faleceu naquele dia, deixando seu cargo de líder do país para sua viúva, Isabelita. Era o momento de o El Brujo tornar-se cada vez mais influente, visto que a moça estava completamente sob seus “feitiços”. Mas isso não iria acabar bem.

“López Rega enfiou na cabeça de Isabelita que a transformaria em vice-presidente da Argentina para redimir o karma de Evita, que não pôde assumir o cargo em 1952. Para isso, durante a noite, ele levava Isabelita ao túmulo onde estava o corpo embalsamado de Evita e realizava uma espécie de cerimônia mágica. A ideia era transferir o espírito de Eva para o corpo de Isabel, a fim de lhe conceder a personalidade assertiva de Evita”, narra ainda o biógrafo argentino Larraquy.

Além de trazer transtornos no “mundo espiritual”, o bruxo também causou terríveis problemas no mundo físico. Ele é um dos responsáveis pelo desastre da política argentina do período, sendo até mesmo culpado pelo golpe militar que derrubaria Isabelita Perón em 1976.

Quando a viúva tomou posse em 1974, ela deu a Rega a missão de nomear quase todos os seus ministros — uma escolha praticamente fatal.

Quando o Ministro da Economia, designado pelo esotérico, Celestino Rodrigo, adotou um plano de medidas neoliberais, a inflação subiu de maneira drástica. A manobra econômica feita em 1975 foi um dos principais fatores que levou à derrocada do governo peronista na Argentina.

Depois disso, a situação só pioraria. Depois de uma revolta popular, ele fugiu para a Espanha. Começaria, assim, o Proceso de Reorganización Nacional, o período da ditadura militar que se estabeleceu no país até a derrota para o Reino Unido na Guerra das Malvinas, em 10 de dezembro de 1983. Até lá, o regime de caracterização fascista foi marcado por repressão política, violência policial e censura.

Quando o esconderijo do El Brujo foi encontrado, ele foi extraditado para seu país de origem e passou por um longo processo de julgamento. Condenado à prisão perpétua, morreu no cárcere aos 73 anos em 1989, apenas três anos depois de ter sido preso.


+Saiba mais sobre o período dos Perón na Argentina por meio dos livros a seguir:

Eva Perón (edição de bolso), Alicia Dujovne Ortiz (2016) - https://amzn.to/33sUA5i

Perón: Una biografía (Spanish Edition), Joseph A. Page (2014) - https://amzn.to/33ui1eL

Evita: The Life of Eva Perón, Jill Hedges (2017) - https://amzn.to/2XUqhDm

Os Intelectuais e a Invenção do Peronismo. Estudos de Antropologia Social e Cultural, Federico Neiburg (1996) - https://amzn.to/2pZ8Vsy

Breve historia del peronismo clásico (Spanish Edition), Loris Zanatta (2012) - https://amzn.to/2q0of8p

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

História Argentina astrólogo Perón José López Rega guru político

Leia também

Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


O que aconteceu com a McLaren que Senna ganhou em aposta?