Retrato de Leonardo Da Vinci - Domínio Público via Wikimedia Commons
Da Vinci

Os curiosos itens da lista de tarefas de Leonardo da Vinci

Documento do início do século 16 mostra uma lista de atividades que Da Vinci se propôs a fazer

Fabio Previdelli Publicado em 09/10/2022, às 00h00 - Atualizado em 15/06/2023, às 15h37

Poeta, músico, anatomista, matemático, engenheiro, cientista, escultor, arquiteto, pintor, botânico… a lista de atividades exercidas por Leonardo da Vinci parecia infinita. Uma das figuras centrais do Alto Renascimento, o italiano é conhecido por suas obras famosas. 

Mas com todas essas aptidões únicas, como será que o criador de Mona Lisa conseguia fazer tudo com maestria? Da Vinci tinha algum segredo para conseguir ser mil-e-uma utilidades?

Entendendo Da Vinci

Uma parte fundamental para compreender o gênio, nascido em 1452, está no acervo Royal Collection, que pertence à família real britânica. Afinal, o arquivo possui um caderninho de anotações que Leonardo carregava em seu cotidiano. Assim, sempre que algo lhe chamasse a atenção, logo registrava para não correr o risco de esquecer. 

As anotações estão com a monarquia britânica desde meados de 1960. Mas é justamente uma única página capaz de gerar enorme curiosidade: a da lista de tarefas que Leonardo se propôs a fazer. 

Segundo relata matéria da Superinteressante, a página remete ao início do século 16, entre os anos de 1508 e 1510, ocupando o mesmo espaço de outros rabiscos feitos por Da Vinci — como desenhos sobre anatomia. 

Lista de atividades de Da Vinci/ Crédito: Reprodução

 

Outro ponto que chama a atenção é a maneira de como as atividades foram escritas. Além da tradicional grafia da época, as anotações foram feitas da direita para a esquerda. O texto não possui nenhum tipo de pontuação gramatical e também, entre algumas palavras, apresenta símbolos enigmáticos. 

Escrita estudada

Felizmente, o historiador Toby Lester, junto do jornalista Robert Krulwich, conseguiu decifrar alguns trechos da escrita, que demonstram um pouco mais das habilidades e virtudes do renascentista italiano.

Um dos primeiros itens é calcular “a medida de Milão e seus subúrbios”. A capital italiana, aliás, parece ser alvo de fascinação de Da Vinci, que ainda buscar encontrar “um livro que trate de Milão e suas igrejas, que deve ser adquirido na papelaria a caminho de Cordusio”; que seria a região onde hoje encontra-se a Praça Cordusio.

Leonardo parece ter uma certa obsessão por entender o tamanho das coisas, visto que descobrir “a medida do Corte Vecchio” e “do castelo”, são os dois próximos itens escritos. O primeiro local seria o pátio do palácio do duque de Milão e o outro a própria residência dele. 

O italiano também sempre estava disposto a aprender, por isso, outro ponto diz respeito a um professor de medicina e direito em Pavia: “pedir para Messer Fazio explicar sobre proporção”. 

Leonardo também tinha a intenção de ir até o mosteiro beneditino de Milão para “pedir ao Frade Brera mostrar De Ponderibus”, que era um texto medieval sobre mecânica. Ou então, “encontrar um mestre em hidráulica e fazer com que ele diga como consertar uma eclusa, canal e moinho à maneira lombarda [de Lombardia]”.

O documento também mostra a vontade de Da Vinci em “desenhar Milão”, questionar “a medida do sol que me foi prometida pelo maestro Giovanni Francese” e até “tentar obter Vitolone [um autor medieval de um texto sobre óptica], que está na Biblioteca de Pavia, que trata sobre matemática”.

Porém, como aparenta, Leonardo Da Vinci sempre colocava mais coisas em sua lista do que conseguiria fazer, o que mostra a vontade que tinha de aprender um pouco de cada coisa.

Além das tarefas, o documento também tem uma lista de itens essenciais que o italiano teria que levar para uma viagem: incluindo cadarços, meias, um crânio, seu óculos, uma serra de osso de dentes finos, uma vidraça e até mesmo um fórceps.

Personagem Leonardo da Vinci curiosidades renascimento lista atividades

Leia também

O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Tragédia: Como foi a grande enchente de 1941 que afetou o Rio Grande do Sul?


A Maldição de 'Arnold': O que aconteceu com o elenco do seriado?


'Saturno devorando um filho': A história por trás da sombria obra de Goya


Linha Direta: Conheça o caso 'a guarda do neto', tema de novo episódio


Porto Alegre: Como é o maior navio de guerra da América Latina enviado ao RS?