O brasileiro Vinícius Júnior com a camisa do Real Madrid - Getty Images
Real Madrid

Por que o Real Madrid tem o apelido de 'Merengues'?

Em busca do seu décimo quinto título da Liga dos Campões da Europa, o Real Madrid encara o Borussia Dortmund neste sábado, 1; mas por que o clube tem esse apelido?

Fabio Previdelli Publicado em 29/05/2024, às 20h00

No próximo sábado, 1º de junho, Real Madrid (Espanha) e Borussia Dortmund (Alemanha) decidem a final da Liga dos Campões da Europa da temporada 2023/2024. A partida acontece a partir das 16 horas (horário de Brasília) no emblemático estádio londrino de Wembley. 

Comandados pelos brasileiros Vinicius Júnior e Rodrygo, e pelo inglês Jude Bellingham, o time espanhol luta pelo seu 15º título da competição — o Madrid já chegou em 17 finais e perdeu apenas três; sendo a última em 1981 para o Liverpool (Inglaterra).

Elenco do Real Madrid alinhado para partida contra o Bayern nas semis da Champions 2023/24 - Getty Images

 

Os Merengues, como o clube é chamado, são os maiores vencedores do torneio; tendo o dobro de títulos do segundo colocado (Milan, da Itália, com 7) e podendo abrir nove de diferença para o próprio Liverpool e o Bayern de Munique (Alemanha) que possuem seis cada. O Barcelona, seu principal rival no país, ganhou cinco Champions League. 

+ Bayern de Munique foi obrigado a usar suástica em escudo

O maior clube do mundo chega como franco favorito para conquistar a 'Décima Quinta'. Mas apesar da popularidade do time, você sabe por que o Real Madrid é chamado de Merengues?

Os Merengues

O Real Madrid foi fundado em 6 de março de 1902; aquela época chamando apenas Madrid Football Club. O título honorífico de 'Real' só foi concedido pelo rei Afonso XIII em 1920, acompanhado pela coroa real no emblema. Assim, o clube passou a ser conhecido como é desde então: Real Madrid Club de Fútbol.

+ El Clásico: Jogo entre Real Madrid e Barcelona ajuda a entender a história da Espanha no século XX

Tradicionalmente, desde sua fundação, o clube é conhecido por jogar com seu uniforme branco de mandante. E, é justamente o manto que rendeu aos madridistas o apelido de Merengues.

Doce típico francês feito com clara de ovo batida a ponto de neve e açúcar, o merengue (também chamado de suspiro), tradicionalmente possui a cor branca, assim como o uniforme do Real. 

Foi assim que o Real Madrid passou a ser tratado por cronistas esportivos no início do século 20. O principal responsável por essa popularização foi o jornalista esportivo Matías Prats Cañete, considerado uma lenda na Espanha, durante seus comentários radiofônicos. 

Porém, como recorda o site oficial da La Liga, Merengues não é o único apelido do Real Madrid. Além do óbvio Blancos (Brancos) e dos Galácticos (pelo time estrelado do início dos anos 2000), o clube espanhol também é chamado de 'Vikingos' (Vikings).

Uma das versões da origem desse apelido menos usual é que ele começou a ser usado pelo jornal The Times para reportar o título do Real Madrid da Taça dos Clubes Campeões Europeus (como a Champions League era chamada antigamente) da temporada de 1959/1960. 

Gol de Alfredo di Stefano contra o Eintracht Frankfurt em 1960 - Getty Images

 

Na ocasião, o clube era orquestrado pelos lendários Alfredo di Stefano e Ferenc Puskas, que venceram a final contra o Eintracht Frankfurt (Alemanha) por 7x3. A reportagem daquela época dizia: "O Real Madrid percorre a Europa como os Vikings fizeram anos atrás, destruindo tudo no seu caminho".

Futebol curiosidades apelido Real Madrid Champions League Merengues Décima Quinta Liga dos Campões da Europa

Leia também

Princesa búlgara criticada por músculos e nariz carrega triste história


Veja 5 profissões que deixaram de existir


Veja 4 contruções históricas que deixaram de existir


'O Homem de Mil Filhos': As mulheres enganadas por um doador em série de esperma


Giulia Tofana, a indomável envenenadora de maridos da Idade Média


Uma Chance para Lutar: Veja 5 curiosidades sobre o lutador Nick Newell