União Soviética na cerimônia de abertura das Olimpíadas de 1964, - Domínio Público via Wikimedia Commons
União Soviética

A (re)estreia da União Soviética nas Olímpiadas durante a Guerra Fria

Em meio a um clima de rivalidade entre EUA e URSS, o gigante comunista queria provar sua superioridade até mesmo no esporte

Alexandre Carvalho Publicado em 26/07/2021, às 12h15

Antes da revolução dos bolcheviques, os russos participavam normalmente das Olimpíadas. O então império iniciou sua participação em 1900, mas foi no evento de Londres, em 1908, que conquistou suas primeiras medalhas: uma de ouro (na patinação no gelo) e duas de prata.

Com a Revolução de 1917, porém, tudo mudou. Os agora soviéticos consideraram os Jogos “coisa de burguês” e abandonaram as disputas. Se a União Soviética decidiu retornar às Olimpíadas, fazendo sua (re)estreia na de Helsinque, em 1952, foi por causa de uma competição que, na essência, nada tinha a ver com esporte: a Guerra Fria.

Assim como nas questões do armamento nuclear e da corrida espacial, os soviéticos não queriam ficar atrás dos grandes capitalistas que emergiram da Segunda Guerra: os Estados Unidos. “Os Jogos se tornaram uma plataforma para a imprensa avaliar quem estava ganhando a ‘guerra maior’”, analisa o especialista Jules Boykoff. “O ‘mundo livre’ ou os comunistas?”.

Сборная СССР на открытии Олимпийских игр в Хельсинки. 1952 г. pic.twitter.com/AjL3PQnKDI

— Коммунистический мир ☭ (@Communist_World) July 23, 2021

A União Soviética surgiu já como uma superpotência olímpica, terminando sua participação em Helsinque com a segunda melhor performance em medalhas de ouro e no total de pódios, sendo superada apenas pelos EUA. E a disputa foi acirrada: 76 medalhas para os capitalistas contra 71 dos comunistas.

Fato é que a rivalidade entre as maiores potências mundiais, em meados do século 20, fez bem às Olimpíadas. Pelo menos à parte esportiva. O esforço por superar o arquirrival foi tanto que, no atletismo feminino, em Helsinque, todas as modalidades, com exceção do salto em altura, tiveram quebras de recordes.

Segundo o historiador britânico Christopher Hill, “o esporte era uma arma dos conflitos internacionais”. Se os desempenhos atléticos passaram a maravilhar o mundo, não dá para dizer que o espírito esportivo promoveu entendimento político. Já nessa volta dos soviéticos aos Jogos, atletas dos países alinhados aos EUA ficaram alojados de um lado separado daqueles que vinham da Cortina de Ferro.

A União Soviética nem aceitou que a tradicional viagem da tocha olímpica passasse por seu território. Nesse clima de animosidade, não tardaria para que as divergências acabassem, enfim, trazendo prejuízos enormes à história do esporte. Como repúdio à invasão do Afeganistão pelos soviéticos, o presidente dos EUA, Jimmy Carter, decidiu boicotar a Olimpíada de Moscou em 1980 – e foi seguido por 65 países aliados.

O esvaziamento do evento foi um baque não apenas para os organizadores. Havia atletas no auge de sua forma que perderam oportunidades de conquistar uma medalha de ouro porque seu país aderiu ao boicote americano. O atual presidente do Comitê Olímpico Internacional foi um deles. Thomas Bach havia ganhado ouro em esgrima já nos Jogos anteriores, de Montreal, e tinha tudo para repetir o feito – mas a então Alemanha Ocidental proibiu seus atletas de competir em Moscou.

Quatro anos depois, na Olimpíada de Los Angeles, os soviéticos deram o troco. Formaram um bloco de países para boicotar os Jogos, incluindo Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Cuba, entre outros. O Irã também não foi, mas por outro motivo: “os americanos interferem no Oriente Médio e auxiliam o governo que ocupa Jerusalém”.


 
+Saiba mais sobre a União Soviética através de importantes obras
 
Ascensão e queda do comunismo, Archie Brown, 2011 - https://amzn.to/2p7duk7
 
An introduction to post-Communist Bulgaria, Emil Giatzidis - https://amzn.to/2VHXFfr
 
Lênin – Um retrato íntimo (e-book) - https://amzn.to/2JtPQoU
 
Lenin: vida e obra, Moniz Bandeira, Luiz Alberto, 2017 - https://amzn.to/349ZqoT
 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

URSS União Soviética História Guerra Fria olimpíadas esportes

Leia também

O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'