O líder cubano Fidel Castro - Getty Images
Cuba

As trajetórias discrepantes dos filhos do revolucionário cubano Fidel Castro

Os herdeiros do socialista que governou Cuba por quase 50 anos seguiram carreiras diferentes do que era esperado para o legado de seu pai

Isabela Barreiros Publicado em 26/02/2020, às 17h06

Até hoje não se sabe exatamente quantos filhos o líder cubano Fidel Castro teve. De acordo com a pesquisa feita pela jornalista estadunidense Ann Louise Bardach para o seu livro Without Fidel (Sem Fidel, em tradução livre), o total é de 11 herdeiros, entre os assumidos por ele e os não reconhecidos.

Castro casou-se duas vezes, mas teve relacionamentos extraconjugais ao longo desses relacionamentos. Suas esposas foram Mirta Diaz-Balart, com quem teve seu primeiro filho, Fidel Ángel Castro Diaz-Balart; e Dalia Soto del Valle, com quem teve mais cinco herdeiros: Alexis, Alexander, Antonio, Alejandro e Ángel. Os outros foram fruto de relacionamentos não duradouros, como Alina Fernández, filha do comunista com sua amante Natalia Revuelta.

Fidelito, o primogênito

Fidelito em 2015 / Crédito: Wikimedia Commons

 

O primogênito nasceu em 1949, em Havana, capital de Cuba. Popularmente conhecido como Fidelito, — tanto por ser o mais velho dos filhos e também devido à semelhança física entre os dois —, Fidel cometeu suicídio no dia 1º de fevereiro de 2018.

Formou-se em Física Nuclear pelo Instituto Superior de Ciência e Tecnologias Nucleares da ex-União Soviética, sendo o primeiro cubano a obter o título de engenheiro nuclear. Entre 1980 e 1992, foi Secretário Executivo da Comissão de Energia Atômica de Cuba e também enviado diversas vezes como representante de delegações científicas e educacionais para congressos internacionais em vários países, como Cazaquistão e Rússia, por exemplo.

Alina, a revoltada

Crédito: Wikimedia Commons

 

O líder cubano teve inúmeros casos fora de seus casamentos, sendo um dos mais famosos a com Natalia Revuelta, que também era casada. Juntos, os dois tiveram Alina Fernández, que nasceu em 1956.

A relação entre Castro e Fernández nunca foi das melhores. Segundo a moça, ela considerava o pai como alguém que ocupava um cargo político, não um parente. Ela chegou até mesmo a fugir de Cuba em 1993, indo para os Estados Unidos, onde vive até os dias de hoje, permanecendo crítica ferrenha do regime cubano.

Alexis, Alexander, Antonio, Alejandro e Ángel

Os cinco filhos de Fidel, que levam a inicial A em homenagem a Alexandre Magno, seguiram caminhos diferentes do que era esperado para herdeiros de uma das personalidades de esquerda mais conhecidas no mundo.

Alexis é engenheiro de telecomunicações; Alexander é engenheiro, mas também operador de câmera na TV estatal cubana e chegou a ser fotógrafo para a imprensa oficial; Antonio é médico da seleção de beisebol de Cuba; Alejandro, programador de computadores e Ángel, o caçula, não é muito conhecido pela mídia, mantendo-se no anonimato.


+ Saiba mais sobre Fidel Castro por meio das obras a seguir:

Fidel Castro: biografia a duas vozes, Ignacio Ramonet (2006) - https://amzn.to/388IHnR

One Day in December: Celia Sánchez and the Cuban Revolution, Nancy Stout (e-book) - https://amzn.to/36ctMZS

Fidel. O Tirano Mais Amado do Mundo, Humberto Fontova (2012) - https://amzn.to/2MSE4GD

Cuba no Século XXI. Dilemas da Revolução, Santos Dos, Fabio Luis Barbosa (2018) - https://amzn.to/2pX1CRW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Fidel Castro Cuba Socialismo filhos

Leia também

Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real